O IMSA anunciou ontem o fim da classe GTLM, que será substituída por uma nova categoria com o nome de GT Daytona Pro em 2022.
Fonte: Twitter/Michelin Racing USA |
Esta nova classe será baseada nos mesmos GT3 que correm nos GTD, substituindo os GTE (GTLM), que serão elegíveis no campeonato pela última vez em 2021. No entanto, para manter a componente profissional dos GTLM, a nova categoria permitirá a participação de pilotos inteiramente profissionais e de equipas de fábrica, algo que não será autorizado nos GTD normais, que manterão as mesmas regras em 2022. Contudo, equipas privadas e alinhamentos de pilotos com um ou mais amadores poderão escolher continuar a competir nos GTD originais ou nos GTD Pro.
O fim da classe GTLM surge na sequência do cada vez menor número de inscritos tanto no IMSA WeatherTech SportsCar Championship como no Campeonato do Mundo de Endurance, onde a classe GTE-Pro usa carros com as mesmas especificações. Depois da saída da Ford no final de 2019, o fim do programa de fábrica da Porsche em 2020 e a redução da presença da BMW fez com que a nova época tenha apenas três carros a tempo inteiro, enquanto o WEC vai contar com quatro para todo o ano.
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