IMSA anuncia a substituição da classe GTLM pela GTD Pro em 2022

O IMSA anunciou ontem o fim da classe GTLM, que será substituída por uma nova categoria com o nome de GT Daytona Pro em 2022.

Fonte: Twitter/Michelin Racing USA

Esta nova classe será baseada nos mesmos GT3 que correm nos GTD, substituindo os GTE (GTLM), que serão elegíveis no campeonato pela última vez em 2021. No entanto, para manter a componente profissional dos GTLM, a nova categoria permitirá a participação de pilotos inteiramente profissionais e de equipas de fábrica, algo que não será autorizado nos GTD normais, que manterão as mesmas regras em 2022. Contudo, equipas privadas e alinhamentos de pilotos com um ou mais amadores poderão escolher continuar a competir nos GTD originais ou nos GTD Pro.

O fim da classe GTLM surge na sequência do cada vez menor número de inscritos tanto no IMSA WeatherTech SportsCar Championship como no Campeonato do Mundo de Endurance, onde a classe GTE-Pro usa carros com as mesmas especificações. Depois da saída da Ford no final de 2019, o fim do programa de fábrica da Porsche em 2020 e a redução da presença da BMW fez com que a nova época tenha apenas três carros a tempo inteiro, enquanto o WEC vai contar com quatro para todo o ano.

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