O ano de 2020 pode não ter sido um ano para recordar, mas proporcionou algumas corridas brilhantes nos vários campeonatos da América do Norte.
Fonte: Twitter/HPD-North American Motorsport |
Para finalizar o ano da melhor forma, os próximos dias serão marcados por artigos que irão rever as melhores corridas de 2020 no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, na NASCAR e na IndyCar. Os artigos serão apresentados da mesma forma que foram publicados originalmente, com uma pequena introdução a justificar porque essas corridas foram escolhidas para serem relembradas.
___________________________________________________________________________________
IMSA: Ricky Taylor e Hélio Castroneves vencem uma corrida afetada pela chuva em Road America
Embora o Petit Le Mans também tenha sido uma prova memorável, a corrida em Road America foi escolhida por diversas razões. Para além de ter sido uma prova bastante imprevisível, marcada por um duelo entre os carros da Mazda e do Acura Team Penske na primeira metade e depois por um dilúvio que influenciou o final da prova nas várias categorias, a corrida em Road America também foi muito importante para o desfecho do campeonato nos DPi.
Afinal, a prova marcou não só o início da série de vitórias de Hélio Castroneves e de Ricky Taylor, mas também deu os pontos necessários à dupla do #7 para obter o título, depois de o brasileiro ter beneficiado de um erro de Renger van der Zande para cortar a meta em primeiro. Tendo em conta que Castroneves e Taylor acabaram o campeonato com um ponto de vantagem sobre os pilotos da Wayne Taylor Racing, o fim da corrida em Road America foi decisivo para as contas do campeonato.
O Acura #7 da Penske venceu uma corrida caótica em Road America, com a Corvette e a Lexus a obterem o seu terceiro triunfo consecutivo nas outras categorias.
DPi/LMP2
Fonte: Twitter/Team Penske |
Na primeira corrida desde o anúncio da separação entre a Acura e a Penske, Ricky Taylor e Hélio Castroneves venceram pela primeira vez desde 2018, com o piloto brasileiro a ultrapassar Renger van der Zande a cerca de cinco minutos do fim, enquanto a chuva caía intensamente no traçado do Wisconsin.
Depois de Taylor ter feito a pole position no sábado, o #7 liderou praticamente toda a corrida, numa primeira metade marcada por um enorme duelo entre os Acura e os Mazda. No entanto, Castroneves perdeu a liderança a pouco menos de uma hora do fim, sendo ultrapassado por Oliver Jarvis no Mazda #77. Contudo, a corrida mudou completamente nos minutos seguintes, uma vez que a chuva começou a cair de forma bastante intensa, forçando a entrada do pace car e depois a amostragem de uma bandeira vermelha.
O aparecimento da chuva transformou a classificação, uma vez que Renger van der Zande, no Cadillac da Wayne Taylor Racing, ainda não tinha vindo às boxes antes da intempérie, tendo beneficiado dessa situação para colocar pneus de chuva ao mesmo tempo que a maioria dos outros DPi. No entanto, o holandês não ficou na primeira posição, uma vez que Jarvis assumiu a primeira posição ao ter permanecido na pista antes do caution e da bandeira vermelha. Claramente a arriscar num cenário em que a corrida não iria recomeçar, o piloto do Mazda #77 teve de entrar nas boxes quando a prova recomeçou a cerca de dez minutos do fim. Com Jarvis fora da luta, a batalha pela vitória passou a ser feita entre van der Zande e Castroneves, com o brasileiro a aproveitar um ligeiro erro do piloto do #10 para vencer uma corrida incrível.
Felipe Nasr e Pipo Derani levaram o #31 da Action Express à terceira posição, terminando à frente do Cadillac #5 da JDC-Miller. Jarvis e Nuñez acabaram apenas em sexto, enquanto o outro Acura da Penske terminou em último da classe depois de ter ficado fora da luta pelo triunfo com um furo depois do primeiro ciclo de paragens e de um despiste quando a chuva começou a cair.
Nos LMP2, Ben Hanley e Henrik Hedman deram a vitória DragonSpeed, tendo beneficiado de um despiste de Simon Trummer quando a chuva começou a cair. À procura da sua segunda vitória consecutiva, o #52 da PR1/Mathiasen tinha dominado a corrida, deitando tudo a perder a menos de uma hora do fim.
GTLM/GTD
Fonte: Twitter/Corvette Racing |
Depois de ter obtido a sua primeira vitória em mais de dois anos no regresso do campeonato em Daytona, a Corvette ganhou a sua terceira corrida consecutiva, com Jordan Taylor e Antonio Garcia a vencerem pela segunda vez em 2020. Apesar de ter assumido a liderança logo no início da corrida, o Corvette #3 perdeu o primeiro lugar pouco depois para o Porsche #912, que tinha ganho muito tempo em relação aos seus adversários na primeira fase da prova.
No entanto, tal como Simon Trummer nos LMP2, Earl Bamber despistou-se pouco depois da chegada da chuva, ficando preso na gravilha ao lado da primeira curva. Apesar disso, a Porsche manteve a liderança, uma vez que Nick Tandy ainda não tinha parado e também ficou na pista com slicks, enquanto a maioria dos outros carros da categoria aproveitara para parar antes da bandeira vermelha. Tandy foi imediatamente para as boxes após o recomeço, deixando John Edwards na liderança, mas um pião na penúltima volta entregou o triunfo ao Corvette #3, que terminou à frente do seu colega de equipa e do BMW #24.
Nos GTD, Townsend Bell e Frankie Montecalvo deram a terceira vitória consecutiva aos Lexus da AIM Vasser Sullivan, ultrapassando o Acura #86 da Meyer Shank perto do fim. Depois de os seus carros terem dominado toda a corrida, a marca japonesa esteve muito perto de perder o triunfo, uma vez que Mario Farnbacher ultrapassou Jack Hawksworth e Townsend Bell depois do recomeço da corrida. No entanto, o piloto alemão fez um pião a três minutos do fim, conseguindo ainda acabar em segundo, à frente do Lexus #14.
Sem comentários:
Enviar um comentário