As melhores corridas de 2020: IndyCar em Indianápolis

O ano de 2020 pode não ter sido um ano para recordar, mas proporcionou algumas corridas brilhantes nos vários campeonatos da América do Norte.

Fonte: Twitter/Indianapolis Motor Speedway

Para finalizar o ano da melhor forma, os próximos dias serão marcados por artigos que irão rever as melhores corridas de 2020 no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, na NASCAR e na IndyCar. Os artigos serão apresentados da mesma forma que foram publicados originalmente, com uma pequena introdução a justificar porque essas corridas foram escolhidas para serem relembradas.

___________________________________________________________________________________

Josef Newgarden ganha a primeira corrida em Indianápolis

Apesar de nunca ter sido palco de corridas fantásticas em anos anteriores, a primeira prova no traçado convencional de Indianápolis em outubro foi uma das melhores dos últimos anos na IndyCar. A antepenúltima corrida de 2020 teve mais de 200 ultrapassagens, com quatro delas a serem pela primeira posição, que foi ocupada por vários pilotos. 

Mesmo quando Josef Newgarden começou a afastar-se dos seus adversários a caminho do triunfo, a ação na pista manteve-se sempre incrível, com todas as voltas da corrida a serem marcadas por lutas por posição proporcionadas pelas diferentes estratégias seguidas pelos pilotos e equipas.

Josef Newgarden continuou a sua recuperação no campeonato, vencendo pela primeira vez na sua carreira em Indianápolis.

Fonte: Twitter/Team Penske

Depois de ter partido em segundo, o piloto da Penske perdeu um lugar na primeira volta, uma vez que, apesar de ter começado na segunda linha, Colton Herta assumiu a liderança, à frente de Rinus VeeKay e do campeão em título. Enquanto o holandês recuperou o primeiro lugar logo na segunda volta, Newgarden manteve-se em terceiro durante o primeiro stint, antes de sair das boxes após a sua primeira paragem na liderança. No entanto, Newgarden não conseguiu aguentar a primeira posição, tendo sido ultrapassado por Herta, que beneficiou do facto de estar a usar os pneus mais macios da Firestone enquanto Newgarden estava com os mais duros.

Apesar dessa vantagem, o vencedor da segunda prova em Mid-Ohio nunca se conseguiu afastar de Newgarden, que se aproximou bastante quando voltou a trocar de pneus. O piloto do #1 aproveitou um ligeiro erro de Herta na 60ª volta para assumir o primeiro lugar, dominando a fase final da prova e cortando a meta com mais de 14 segundos de vantagem para o segundo classificado. O piloto da Penske está agora a apenas 40 pontos de Scott Dixon, com ainda duas corridas para o fim do campeonato.

Alexander Rossi fez uma excelente recuperação na parte final da prova para acabar em segundo, à frente de Rinus VeeKay, que ultrapassou Herta nas últimas voltas para garantir o primeiro pódio da sua carreira depois de ter feito a pole na quinta-feira. Apesar de ter liderado 29 voltas, Herta teve de contentar-se com a quarta posição, acabando à frente de Felix Rosenqvist, que acabou no top cinco pela primeira vez desde o seu triunfo em Road America.

Em mais um dia difícil para o líder do campeonato, Scott Dixon acabou apenas em nono, perdendo dois lugares na penúltima volta quando cometeu um erro ao ser pressionado por Graham Rahal e Jack Harvey. Mesmo tendo perdido 32 pontos em relação a Josef Newgarden, o neozelandês pode celebrar o seu sexto título ainda hoje, se conseguir ganhar 15 pontos ao piloto da Penske na segunda prova do fim de semana.

Top 10

  1. Josef Newgarden
  2. Alexander Rossi
  3. Rinus VeeKay
  4. Colton Herta 
  5. Felix Rosenqvist
  6. Will Power
  7. Graham Rahal
  8. Jack Harvey
  9. Scott Dixon
  10. Marcus Ericsson

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...