Alex Palou ganha a primeira corrida do ano em Barber

Alex Palou estreou-se com a Ganassi da melhor forma possível, obtendo a primeira vitória da sua carreira em Barber.

Fonte: Twitter/Chip Ganassi Racing

Depois de partir no terceiro lugar, o espanhol manteve-se nessa posição nas primeiras voltas da corrida, tendo assumido a liderança quando Patricio O'Ward e Alexander Rossi (os dois primeiros) vieram às boxes na 17ª volta, o que obrigou os pilotos da Arrow McLaren SP e da Andretti a comprometerem-se com uma estratégia de três paragens.

Com pista livre à sua frente e beneficiando dos dois cautions nas dez primeiras voltas, Palou (tal como Will Power e Scott Dixon) rapidamente optou por uma estratégia que privilegiava a poupança de combustível para parar menos uma vez do que O'Ward e Rossi, tendo assumido a liderança pela última vez após o último ciclo de paragens a 24 voltas do final. 

No entanto, o novo piloto da Ganassi teve ainda de aguentar a pressão de Power na fase final da corrida. Apesar de ter mais de cinco segundos de vantagem sobre o campeão de 2014 quando regressou à pista após a sua última paragem, Palou viu Power aproximar-se bastante nas últimas voltas, tendo cortado a meta apenas com quatro décimas de segundo sobre o piloto da Penske, que, mesmo estando mais rápido, nunca chegou perto o suficiente para tentar ultrapassar o líder.

Num dia fantástico para a Ganassi, Dixon terminou em terceiro, à frente de O'Ward, que voltou a ficar muito perto do seu primeiro triunfo no campeonato. O mexicano fez a pole no sábado e liderou 25 voltas no domingo, mas o muito tempo perdido atrás de outros pilotos após as suas paragens foi determinante para o seu resultado final.

Séabstien Bourdais completou o top cinco, acabando à frente de Rinus VeeKay, Graham Rahal, Marcus Ericsson, Rossi e Romain Grosjean, que foi o melhor da classe ilustre de rookies de 2021 (Scott McLaughlin acabou em 14º e Jimmie Johnson em 19º). Para além da excelente batalha entre as diferentes estratégias, a primeira corrida do ano também ficou marcada por um enorme acidente na primeira volta, que envolveu pilotos como Josef Newgarden, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay e Felix Rosenqvist.

Top 10

  1. Alex Palou
  2. Will Power
  3. Scott Dixon
  4. Patricio O'Ward
  5. Sébastien Bourdais
  6. Rinus VeeKay
  7. Graham Rahal
  8. Marcus Ericsson
  9. Alexander Rossi
  10. Romain Grosjean

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...