Como funciona a qualificação para a Indy 500?

Uma das corridas mais importantes do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis têm um formato de qualificação diferente de todas as outras provas da IndyCar.

Fonte: Twitter/Rahal Letterman Lanigan

Ao contrário das outras corridas em circuitos ovais do campeonato, a Indy 500 tem o seu próprio formato de qualificação, num processo dividido em dois dias, com todo o fim de semana anterior à prova a ser dedicado à definição da ordem de partida. A qualificação para a edição de 2021 fica marcada pelo regresso do bump day, uma vez que existem 35 inscritos para apenas 33 lugares na corrida, o que significa que os dois carros mais lentos na qualificação não poderão participar na prova do próximo domingo.

A qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis é dividida em duas fases:
  • Sábado: definição das posições 10-30 na grelha 
  • Domingo: definição das três primeiras linhas, da última linha e dos carros que não se qualificam para a corrida

Sábado

Os 35 pilotos irão fazer pelo menos uma tentativa de qualificação, que consiste na média de quatro voltas disputadas à pista. Depois de todos terem feito pelo menos uma tentativa, cada piloto poderá melhorar o seu tempo até ao fim da sessão de seis horas. No entanto, aqueles que quiserem voltar à pista terão de escolher entre a normal lane e a fast lane

Os que se colocarem na fast lane terão prioridade em relação aos outros, mas terão de descartar a média alcançada anteriormente. Os que escolherem a normal lane terão de esperar que a outra fila fique vazia, mas não correm o risco de perder os tempos que já realizaram. No final do dia, os pilotos que estiverem entre o 10º e o 30º lugar garantem que serão essas as posições em que vão começar a corrida e terminam a sua qualificação.

Domingo

O dia de domingo é divido em duas sessões: a Last Chance Qualifying e o Fast Nine Shootout, sendo que os tempos de sábado para estes pilotos são eliminados antes das duas sessões. 

Na primeira, os cinco pilotos mais lentos de sábado vão lutar pelos últimos três lugares disponíveis para a corrida. Os cinco terão pelo menos uma tentativa na sessão de 75 minutos e poderão melhorar o seu tempo sempre que desejarem, mas, para isso, terão de descartar os tempos realizados anteriormente. No final desta sessão, os pilotos entre o 31º e o 33º lugar garantem que serão esses os seus lugares no início da corrida, enquanto que os dois mais lentos vão para casa e não se apuram para a Indy 500.

Na segunda, os nove mais rápidos no sábado saem para a pista na ordem inversa às posições do dia anterior (o nono no sábado é o primeiro a marcar o seu tempo e o primeiro o último), com cada um a ter uma tentativa para marcar o seu tempo definitivo na qualificação na sessão de 45 minutos. O mais rápido irá partir da pole para a 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, com as restantes posições das três primeiras linhas a serem definidas pela ordem dos tempos nesta sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...