As 24 Horas de Daytona são a primeira grande corrida do ano e marcam o início da temporada de 2020 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, sendo um dos eventos mais importantes do calendário internacional.
A edição de 2020 promete ser uma das melhores dos últimos anos, apesar de um plantel reduzido. No entanto, em termos de qualidade, a lista de inscritos de 39 (menos oito do que em 2019) carros é uma das melhores da história recente da prova, prometendo grandes lutas pela vitória nas quatro classes.
Nota: Este é o quarto de uma série de artigos que aborda todas as classes. Clique aqui para ler a antevisão dos DPi, aqui para a dos LMP2 e aqui para a dos GTLM.
GTD
Mais uma vez, a classe GTD é aquela com um maior número de participantes: 18 dos 39 inscritos, um número que equivale a uma percentagem próxima dos 50%. Para além disso, estão presentes umas incríveis nove marcas diferentes: Lamborghini, Porsche, Audi, BMW, Acura, Aston Martin, Ferrari, Mercedes e Lexus. O nível dos GTD tem vindo a crescer constantemente e quase todos os carros são verdadeiros candidatos à vitória na classe. Por isso, a luta pelo triunfo promete, uma vez que deverá ser muito intensa e decidida apenas nas últimas voltas.
Lamborghini
#11 Richard Heistand, Steijn Schothorst, Franck Perera e Albert Costa (GRT)
#19 Christina Nielsen, Katherine Legge, Rahel Frey e Tatiana Calderon (GEAR Powered by GRT)
#44 John Potter, Andy Lally, Spencer Pumpelly e Marco Mapelli (GRT Magnus)
#47 Brandon Gdovic, Eric Lux, Mark Kvamme e Jonathan Hoggard (PPM)
#48 Madison Snow, Bryan Sellers, Corey Lewis e Andrea Caldarelli (Paul Miller Racing)
Porsche
#9 Dennis Olsen, Zacharie Robichon, Lars Kern e Patrick Pilet (Pfaff)
#16 Ryan Hardwick, Patrick Long, Anthony Imperato e Klaus Bachler (Wright Motorsports)
#54 Tim Pappas, Jeroen Bleekemolen, Sven Müller e Trenton Estep (Black Swan Racing)
Lexus (AIM Vasser Sullivan)
#12 Frankie Montecalvo, Shane van Gisbergen, Aaron Telitz e Townsend Bell
#14 Parker Chase, Michael de Quesada, Jack Hawksworth e Kyle Busch
Aston Martin
#23 Ian James, Alex Riberas, Nicki Thiim e Roman De Angelis (Heart of Racing)
#98 Andrew Watson, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Ross Gunn (Aston Martin Racing)
Acura (Meyer Shank)
#57 Álvaro Parente, Trent Hindman, A.J. Allmendinger e Misha Goikhberg
#86 Mario Farnbacher, Matt McMurry, Shinya Michimi e Jules Gounon
Ferrari (Scuderia Corsa)
#63 Cooper MacNeil, Toni Vilander, Jeff Westphal e Alessandro Balzan
Mercedes (Riley Motorsports)
#74 Lawson Aschenbach, Ben Keating, Gar Robinson e Felipe Fraga
Audi (WRT Speedstar)
#88 Mirko Bortolotti, Rolf Ineichen, Daniel Morad e Dries Vanthoor
BMW (Turner Motorsport)
#96 Robby Foley, Bill Auberlen, Dillon Machavern e Jens Klingmann
Mais uma vez, a classe GTD é aquela com um maior número de participantes: 18 dos 39 inscritos, um número que equivale a uma percentagem próxima dos 50%. Para além disso, estão presentes umas incríveis nove marcas diferentes: Lamborghini, Porsche, Audi, BMW, Acura, Aston Martin, Ferrari, Mercedes e Lexus. O nível dos GTD tem vindo a crescer constantemente e quase todos os carros são verdadeiros candidatos à vitória na classe. Por isso, a luta pelo triunfo promete, uma vez que deverá ser muito intensa e decidida apenas nas últimas voltas.
Lamborghini
#11 Richard Heistand, Steijn Schothorst, Franck Perera e Albert Costa (GRT)
#19 Christina Nielsen, Katherine Legge, Rahel Frey e Tatiana Calderon (GEAR Powered by GRT)
#44 John Potter, Andy Lally, Spencer Pumpelly e Marco Mapelli (GRT Magnus)
#47 Brandon Gdovic, Eric Lux, Mark Kvamme e Jonathan Hoggard (PPM)
#48 Madison Snow, Bryan Sellers, Corey Lewis e Andrea Caldarelli (Paul Miller Racing)
A GTD contender?...— Sportscar365 (@sportscar365) January 3, 2020
Grasser Racing Team is drawing on its European experience as it switches to full-season IMSA ➡️ https://t.co/wOeavtbEia @LamborghiniSC #Roar24 #IMSA pic.twitter.com/5SzI2LOiHr
A Lamborghini é a marca mais representada na classe GTD, com cinco carros inscritos, incluindo o vencedor das últimas duas edições, o #11 da Grasser. A equipa austríaca também dá apoio ao carro da GEAR Racing, que conta com um conjunto de pilotos do sexo feminino, e ao carro da Magnus. No entanto, não são só os carros com envolvimento da Grasser que podem lutar pela vitória, uma vez que a Paul Miller Racing é sempre uma das favoritas, voltando a ter Madison Snow ao volante. A PPM inscreve um quinto carro da marca italiana.Times are tumbling. @BryanSellers gets down to a 1:45.322, currently at the top of the @IMSA GTD field.@CoreyLewis39 takes over with 15 minutes to go.— Paul Miller Racing (@paulmilleracing) January 5, 2020
⏱ https://t.co/5nLRJvgGrF#IMSA | #Roar24 pic.twitter.com/xqq21BbE9U
Porsche
#9 Dennis Olsen, Zacharie Robichon, Lars Kern e Patrick Pilet (Pfaff)
#16 Ryan Hardwick, Patrick Long, Anthony Imperato e Klaus Bachler (Wright Motorsports)
#54 Tim Pappas, Jeroen Bleekemolen, Sven Müller e Trenton Estep (Black Swan Racing)
FEL renews their sponsorship with Pfaff Motorsports for the 2020 IMSA WeatherTech Championship https://t.co/9UfDKaJs8F pic.twitter.com/xP73r15lX9— Canadian Racers News (@CanadianRacers) January 9, 2020
A Porsche vai ser representada por três equipas na classe GTD: a Pfaff, a Wright e a Black Swan. Apesar de ser a menos experiente das três, a Pfaff tem provavelmente o conjunto de pilotos mais forte de qualquer GTD da marca de Weissach, sendo uma forte candidata à vitória na corrida e no campeonato. Contudo, a Wright e a Black Swan também têm boas possibilidades de vencer, uma vez que podem contar com pilotos muito regulares e experientes como Patrick Long ou Jeroen Bleekemolen.Checker flag on the #Roar24.— Wright Motorsports (@WrightRac1ng) January 5, 2020
🔊
Pit: “Awesome job, everybody. Good test. We made a lot of things work.”@pLmotorsport: “Good job, everyone.” pic.twitter.com/XuyIYDVuqW
Lexus (AIM Vasser Sullivan)
#12 Frankie Montecalvo, Shane van Gisbergen, Aaron Telitz e Townsend Bell
#14 Parker Chase, Michael de Quesada, Jack Hawksworth e Kyle Busch
— Lexus Racing USA (@lexusracingusa) January 6, 2020No seu segundo ano com a Lexus, a AIM Vasser Sullivan tem aos comandos de um dos seus carros a grande estrela da prova, uma vez que Kyle Busch, campeão em título da Nascar Cup Series, irá fazer a sua estreia na clássica da Florida. Busch não é, no entanto, a única estrela de outros campeonatos na equipa, visto que o campeão de 2016 dos Supercars Shane van Gisbergen estará no outro RC F GT3. Apesar de terem ganho corridas nos últimos anos, os Lexus nunca conseguiram estar verdadeiramente na luta pelo título.
Aston Martin
#23 Ian James, Alex Riberas, Nicki Thiim e Roman De Angelis (Heart of Racing)
#98 Andrew Watson, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Ross Gunn (Aston Martin Racing)
A edição de 2020 das 24 Horas de Daytona marca o regresso da marca britânica ao campeonato, naquela que será a primeira temporada completa de um Aston Martin desde 2015. Isso deve-se à equipa Heart of Racing, cujo carro será pilotado por Alex Riberas, Nicki Thiim, Roman de Angelis e pelo líder do projeto Ian James. No entanto, esse não será o único Aston Martin na corrida, uma vez que a própria Aston Martin Racing inscreve um carro extra para alguns dos seus pilotos oficiais. Paul Dalla Lana deveria estar ao volante, mas um acidente de esqui estragou os planos ao canadiano, que será substituído por Andrew Watson.Aston Martin confirms Watson as Dalla Lana replacement #IMSA https://t.co/lH1szNCcOn pic.twitter.com/pzUoS0bmCA— Motorsport Week (@MotorsportWeek) January 17, 2020
Acura (Meyer Shank)
#57 Álvaro Parente, Trent Hindman, A.J. Allmendinger e Misha Goikhberg
#86 Mario Farnbacher, Matt McMurry, Shinya Michimi e Jules Gounon
A equipa campeã da categoria em 2019 irá tentar vencer pela primeira vez em Daytona nos GTD, depois de já ter vencido as 24 Horas na geral em 2012. A dupla campeã de pilotos no ano passado foi forçada a separar-se devido à melhoria do estatuto de Trent Hindman, mas juntou a Mario Franbacher o campeão nos LMP2 Matt McMurry. Os dois serão acompanhados por Shinya Michimi e Jules Gounon em Daytona. O outro carro da equipa terá Álvaro Parente e Misha Goikhberg a tempo inteiro, com Hindman nas provas de longa duração e o versátil Allmendinger como quarto piloto no fim de semana.Dang girl 😍 pic.twitter.com/YffE2qhlUT— Meyer Shank Racing (@MeyerShankRac) January 10, 2020
Ferrari (Scuderia Corsa)
#63 Cooper MacNeil, Toni Vilander, Jeff Westphal e Alessandro Balzan
Tal como nos GTLM, só um Ferrari é que estará presente em Daytona na classe GTD. Cooper MacNeil e o experiente e rapidíssimo Toni Vilander voltam a compor a dupla de pilotos para toda a temporada da Scuderia Corsa, ao volante do novo 488 GT3 Evo. Jeff Westphal vai ser o terceiro piloto nas provas de longa duração e Alessandro Balzan regressa ao campeonato para disputar a mítica prova da Florida.“We accomplished many goals this weekend in preparation for the Rolex,” Mattioli said. “It is always important for the drivers to have the setup of the car to where they feel comfortable. When we return for the race..." #Roar24— ScuderiaCorsa (@Scuderia_Corsa) January 6, 2020
READ: https://t.co/Vld2fOXyS6 pic.twitter.com/koQ3xj2VsB
Mercedes (Riley Motorsports)
#74 Lawson Aschenbach, Ben Keating, Gar Robinson e Felipe Fraga
A Riley Motorsports inscreve o único Mercedes AMG GT3 EVO presente na corrida. Lawson Aschenbach e Gar Robinson serão os pilotos a tempo inteiro, com Ben Keating apenas nas provas do Michelin Endurance Cup. Keating, que também irá estar ao volante num LMP2, vai voltar a contar com a companhia de Felipe Fraga, campeão da Stock Car Brasil em 2016.Great few days at the ROAR with the new Mercedes AMG GT3 Evo. Pumped for the Rolex 24 Hour in a few weeks! 😎— Lawson Aschenbach (@lawsonaracing) January 6, 2020
.
.#mercedes #imsa #daytona #amg #rolex #crohns #crohnsdisease #ibd pic.twitter.com/XBwAPpwURq
Audi (WRT Speedstar)
#88 Mirko Bortolotti, Rolf Ineichen, Daniel Morad e Dries Vanthoor
Inscrito pela filial canadiana da marca germânica, o único Audi R8 LMS GT3 Evo irá competir com o auxílio da WRT e da Speedstar. O carro tem um alinhamento de pilotos de luxo, uma vez que, para além do canadiano Daniel Morad e do jovem Dries Vanthoor, Mirko Bortolotti e Rolf Ineichen, vencedores das últimas duas edições, também irão estar aos comandos do #88.The results from voting are in. The winning design for our team’s 24 Hours at Daytona car is North Star. #AudiSport #Rolex24hr pic.twitter.com/FdFpSddM5v— Audi Canada (@AudiCanada) January 10, 2020
BMW (Turner Motorsport)
#96 Robby Foley, Bill Auberlen, Dillon Machavern e Jens Klingmann
Depois da incrível vitória no Petit Le Mans de 2019, a Turner Motorsports regressa à pista com vontade de vencer outra corrida de endurance e dar a Bill Auberlen a sua 61ª vitória em campeonatos sancionados pelo IMSA, o que seria um recorde. Tal como na última prova do ano passado, Auberlen estará acompanhado por Robby Foley e Dillon Machavern, recebendo também o auxílio de Jens Klingmann em Daytona.FANS! We want your input!— Turner Motorsport (@Turnermotrsport) January 5, 2020
Should we incorporate the blue and yellow camp into our traditional Turner Livery for the Rolex 24?
Let us know what you think! #Rolex24 #Daytona #IMSA pic.twitter.com/C5SPK504Kg
Sem comentários:
Enviar um comentário