Antevisão das 24 Horas de Daytona: GTD

As 24 Horas de Daytona são a primeira grande corrida do ano e marcam o início da temporada de 2020 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, sendo um dos eventos mais importantes do calendário internacional.

A edição de 2020 promete ser uma das melhores dos últimos anos, apesar de um plantel reduzido. No entanto, em termos de qualidade, a lista de inscritos de 39 (menos oito do que em 2019) carros é uma das melhores da história recente da prova, prometendo grandes lutas pela vitória nas quatro classes.

Nota: Este é o quarto de uma série de artigos que aborda todas as classes. Clique aqui para ler a antevisão dos DPi, aqui para a dos LMP2 e aqui para a dos GTLM.

GTD

Mais uma vez, a classe GTD é aquela com um maior número de participantes: 18 dos 39 inscritos, um número que equivale a uma percentagem próxima dos 50%. Para além disso, estão presentes umas incríveis nove marcas diferentes: Lamborghini, Porsche, Audi, BMW, Acura, Aston Martin, Ferrari, Mercedes e Lexus. O nível dos GTD tem vindo a crescer constantemente e quase todos os carros são verdadeiros candidatos à vitória na classe. Por isso, a luta pelo triunfo promete, uma vez que deverá ser muito intensa e decidida apenas nas últimas voltas.

Lamborghini
#11 Richard Heistand, Steijn Schothorst, Franck Perera e Albert Costa (GRT)
#19 Christina Nielsen, Katherine Legge, Rahel Frey e Tatiana Calderon (GEAR Powered by GRT)
#44 John Potter, Andy Lally, Spencer Pumpelly e Marco Mapelli (GRT Magnus)
#47 Brandon Gdovic, Eric Lux, Mark Kvamme e Jonathan Hoggard (PPM)
#48 Madison Snow, Bryan Sellers, Corey Lewis e Andrea Caldarelli (Paul Miller Racing)
A Lamborghini é a marca mais representada na classe GTD, com cinco carros inscritos, incluindo o vencedor das últimas duas edições, o #11 da Grasser. A equipa austríaca também dá apoio ao carro da GEAR Racing, que conta com um conjunto de pilotos do sexo feminino, e ao carro da Magnus. No entanto, não são só os carros com envolvimento da Grasser que podem lutar pela vitória, uma vez que a Paul Miller Racing é sempre uma das favoritas, voltando a ter Madison Snow ao volante. A PPM inscreve um quinto carro da marca italiana.


Porsche
#9   Dennis Olsen, Zacharie Robichon, Lars Kern e Patrick Pilet (Pfaff)
#16 Ryan Hardwick, Patrick Long, Anthony Imperato e Klaus Bachler (Wright Motorsports)
#54 Tim Pappas, Jeroen Bleekemolen, Sven Müller e Trenton Estep (Black Swan Racing)
A Porsche vai ser representada por três equipas na classe GTD: a Pfaff, a Wright e a Black Swan. Apesar de ser a menos experiente das três, a Pfaff tem provavelmente o conjunto de pilotos mais forte de qualquer GTD da marca de Weissach, sendo uma forte candidata à vitória na corrida e no campeonato. Contudo, a Wright e a Black Swan também têm boas possibilidades de vencer, uma vez que podem contar com pilotos muito regulares e experientes como Patrick Long ou Jeroen Bleekemolen.


Lexus (AIM Vasser Sullivan)
#12 Frankie Montecalvo, Shane van Gisbergen, Aaron Telitz e Townsend Bell
#14 Parker Chase, Michael de Quesada, Jack Hawksworth e Kyle Busch
No seu segundo ano com a Lexus, a AIM Vasser Sullivan tem aos comandos de um dos seus carros a grande estrela da prova, uma vez que Kyle Busch, campeão em título da Nascar Cup Series, irá fazer a sua estreia na clássica da Florida. Busch não é, no entanto, a única estrela de outros campeonatos na equipa, visto que o campeão de 2016 dos Supercars Shane van Gisbergen estará no outro RC F GT3. Apesar de terem ganho corridas nos últimos anos, os Lexus nunca conseguiram estar verdadeiramente na luta pelo título.


Aston Martin
#23 Ian James, Alex Riberas, Nicki Thiim e Roman De Angelis (Heart of Racing)
#98 Andrew Watson, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Ross Gunn (Aston Martin Racing)
A edição de 2020 das 24 Horas de Daytona marca o regresso da marca britânica ao campeonato, naquela que será a primeira temporada completa de um Aston Martin desde 2015. Isso deve-se à equipa Heart of Racing, cujo carro será pilotado por Alex Riberas, Nicki Thiim, Roman de Angelis e pelo líder do projeto Ian James. No entanto, esse não será o único Aston Martin na corrida, uma vez que a própria Aston Martin Racing inscreve um carro extra para alguns dos seus pilotos oficiais. Paul Dalla Lana deveria estar ao volante, mas um acidente de esqui estragou os planos ao canadiano, que será substituído por Andrew Watson.


Acura (Meyer Shank)
#57 Álvaro Parente, Trent Hindman, A.J. Allmendinger e Misha Goikhberg
#86 Mario Farnbacher, Matt McMurry, Shinya Michimi e Jules Gounon
A equipa campeã da categoria em 2019 irá tentar vencer pela primeira vez em Daytona nos GTD, depois de já ter vencido as 24 Horas na geral em 2012. A dupla campeã de pilotos no ano passado foi forçada a separar-se devido à melhoria do estatuto de Trent Hindman, mas juntou a Mario Franbacher o campeão nos LMP2 Matt McMurry. Os dois serão acompanhados por Shinya Michimi e Jules Gounon em Daytona. O outro carro da equipa terá Álvaro Parente e Misha Goikhberg a tempo inteiro, com Hindman nas provas de longa duração e o versátil Allmendinger como quarto piloto no fim de semana.


Ferrari (Scuderia Corsa)
#63 Cooper MacNeil, Toni Vilander, Jeff Westphal e Alessandro Balzan
Tal como nos GTLM, só um Ferrari é que estará presente em Daytona na classe GTD. Cooper MacNeil e o experiente e rapidíssimo Toni Vilander voltam a compor a dupla de pilotos para toda a temporada da Scuderia Corsa, ao volante do novo 488 GT3 Evo. Jeff Westphal vai ser o terceiro piloto nas provas de longa duração e Alessandro Balzan regressa ao campeonato para disputar a mítica prova da Florida. 


Mercedes (Riley Motorsports)
#74 Lawson Aschenbach, Ben Keating, Gar Robinson e Felipe Fraga
A Riley Motorsports inscreve o único Mercedes AMG GT3 EVO presente na corrida. Lawson Aschenbach e Gar Robinson serão os pilotos a tempo inteiro, com Ben Keating apenas nas provas do Michelin Endurance Cup. Keating, que também irá estar ao volante num LMP2, vai voltar a contar com a companhia de Felipe Fraga, campeão da Stock Car Brasil em 2016.


Audi (WRT Speedstar)
#88 Mirko Bortolotti, Rolf Ineichen, Daniel Morad e Dries Vanthoor
Inscrito pela filial canadiana da marca germânica, o único Audi R8 LMS GT3 Evo irá competir com o auxílio da WRT e da Speedstar. O carro tem um alinhamento de pilotos de luxo, uma vez que, para além do canadiano Daniel Morad e do jovem Dries Vanthoor, Mirko Bortolotti e Rolf Ineichen, vencedores das últimas duas edições, também irão estar aos comandos do #88.


BMW (Turner Motorsport)
#96 Robby Foley, Bill Auberlen, Dillon Machavern e Jens Klingmann
Depois da incrível vitória no Petit Le Mans de 2019, a Turner Motorsports regressa à pista com vontade de vencer outra corrida de endurance e dar a Bill Auberlen a sua 61ª vitória em campeonatos sancionados pelo IMSA, o que seria um recorde. Tal como na última prova do ano passado, Auberlen estará acompanhado por Robby Foley e Dillon Machavern, recebendo também o auxílio de Jens Klingmann em Daytona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...