IMSA e ACO assinam acordo de convergência para 2022

O IMSA e o ACO assinaram um acordo para a criação de uma nova categoria comum, que irá permitir que os carros que correm nos Estados Unidos possam competir no WEC e em Le Mans a partir da época de 2021-2022.

A nova categoria, denominada de LMDh, irá substituir os DPi em 2022, mas vai manter muitos das características do regulamento em vigor. Os carros serão construídos pelos atuais fabricantes dos LMP2 - a Dallara, a Ligier, a Oreca e a Multimatic - e as suas silhuetas poderão mudar de acordo com a vontade do construtor que irá fornecer o motor do carro. Para além disso, os carros serão equipados com um sistema KERS.

Os carros da nova classe poderão competir no Campeonato do Mundo de Endurance na classe principal, com um Balance of Performance que irá equilibrar o andamento dos LMDh com o dos Hypercar. Assim, pela primeira vez em várias décadas, os carros que lutam pela vitória nas grandes corridas de resistência dos Estados Unidos, como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, poderão fazer o mesmo nas 24 Horas de Le Mans e nas outras provas do Mundial de Endurance.

A ideia de uma plataforma comum para a classe principal em ambos os lados do Atlântico tem ganho tração nos últimos anos, sobretudo devido ao sucesso dos regulamentos que entraram em vigor em 2017 no WeatherTech SportsCar Championship e à crise do Mundial de Endurance, que sofreu o abandono da Porsche e da Audi em 2016 e 2017. Muitas marcas têm tentado trabalhar para essa plataforma, afirmando que uma eventual classe comum seria muito mais atrativa do que os Hypercar.

Assim, os LMDh passam a ser não só a classe principal no WeatherTech SportsCar Championship, mas também uma opção alternativa aos construtores que queiram juntar-se ao WEC, que continuavam reticentes em relação aos Hypercar.

No entanto, é ainda demasiado prematuro especular sobre que marcas poderão aderir ao novo conceito LMDh, e em que moldes (para disputar o WEC, o WeatherTech SportsCar Championship ou ambos), uma vez que mais detalhes sobre as características técnicas só serão apresentados em março, no fim de semana das 1000 Milhas e das 12 Horas em Sebring. Para além disso, apesar de já estar garantido que os LMDh poderão correr em ambos os campeonatos, ainda não é claro se os Hypercar poderão competir nos Estados Unidos.

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