As 24 Horas de Daytona são a primeira grande corrida do ano e marcam o início da temporada de 2020 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, sendo um dos eventos mais importantes do calendário internacional.
A edição de 2020 promete ser uma das melhores dos últimos anos, apesar de um plantel reduzido. No entanto, em termos de qualidade, a lista de inscritos de 39 (menos oito do que em 2019) carros é uma das melhores da história recente da prova, prometendo grandes lutas pela vitória nas quatro classes.
Nota: Este é o segundo de uma série de artigos que aborda todas as classes. Para ler a antevisão dos DPi, clique aqui.
LMP2
Depois de uma temporada com apenas dois inscritos a tempo inteiro, a classe LMP2 surge completamente revitalizada em 2020, com mais equipas a planearem disputar ou a Michelin Endurance Cup ou toda a temporada.
A grelha terá assim alguns nomes familiares, como a DragonSpeed, a Performance Tech e a PR1/Mathiasen, mas também estreantes como a Rick Ware Racing e a Era Motorsport, para além do regresso da Starworks numa parceria com a Tower Motorsport.
DragonSpeed (Oreca)
#81 Ben Hanley, Henrik Hedman, Colin Braun e Harrison Newey
Finished morning practice P1! Things are going well with the @DragonSpeedLLC here @DISupdates. Next practice is at 3:35 today and we qualify at 4:40. You can follow live T&S at https://t.co/BmKXtYXo0E. #Roar24 #IMSA (📸: @ActionSports) pic.twitter.com/IvxJb7BLDn— Colin Braun (@colinbraun) January 4, 2020
Após o triunfo na corrida de 2019, a DragonSpeed regressa a Daytona para lutar por uma nova vitória, apesar de inscrever apenas um carro (ao contrário dos dois do ano passado, que representavam 50% da grelha) e de ter mais concorrência. Nenhum dos quatro pilotos esteve no carro vencedor de 2019, mas Hanley e Hedman, que vão disputar toda a temporada, já fizeram muitas corridas com a equipa e vão ser acompanhados por Colin Braun e Harrison Newey em Daytona.
PR1 Mathiasen (Oreca)
#52 Ben Keating, Simon Trummer, Nick Boulle e Gabriel Aubry
#Roar24 completed! ☑️🏁 Practice 6 - 1:37.179 | P3 in class, P11 overall.🏁 Practice 7 - 1:37.816 | P4 in class, P8 overall.— PR1 Mathiasen Motorsports (@PR1Motorsports) January 6, 2020
Os campeões do ano passado têm este ano uma tarefa mais difícil devido ao maior número de participantes, mas quererão, sem dúvida, revalidar o título. Apesar de ter trazido dois carros para o Roar, a equipa não vai conseguir inscrever o segundo Oreca devido a problemas financeiros. No entanto, o #52 fez o tempo mais rápido nos testes e será alvo de muita atenção durante a prova, uma vez que Ben Keating também estará aos comandos de um GTD.
Performance Tech (Oreca)
#38 Cameron Cassels, Kyle Masson, Robert Masson e Don Yount
Practicing perfection. We’re green for Practice 3️⃣ #Roar24— Performance Tech (@Perf_Tech) January 4, 2020
A outra equipa que disputou todo o campeonato na classe LMP2, a Performance Tech vai voltar a tentar o título, bem como a vitória nas 24 Horas de Daytona, depois de ter ganho a Michelin Endurance Cup em 2019. Para isso, volta a contar com Cameron Cassels e Kyle Masson, que irá partilhar o volante com o seu pai Robert em Daytona. Don Yount será o quarto piloto na maior prova do ano.
Era Motorsport (Oreca)
#18 Kyle Tilley, Dwight Merryman, Ryan Lewis e Nicolas Minassian
We’re feeling great, wrapping up the second to last session of the weekend. The car is getting dialed in, and all the drivers are getting more and more comfortable behind the wheel. #Roar24 pic.twitter.com/aQ5S3muPpd— Era Motorsport (@EraMotorsport) January 5, 2020
Apesar de inicialmente ter anunciado uma parceria com a DragonSpeed, a Era Motorsport vai mesmo fazer a sua estreia no campeonato a solo. Será um enorme desafio para a equipa de Indianápolis, que compete maioritariamente em provas de clássicos, mas a liderança de Kyle Tilley e a enorme experiência do antigo piloto da Peugeot Nicolas Minassian serão uma enorme ajuda para a Era Motorsport.
Tower Motorsport by Starworks (Oreca)
#8 Ryan Dalziel, David Heinemeier Hansson, John Farano e Nicolas Lapierre
Tower Motorsports By @starworksmotor Set For @IMSA Enduro LMP2 Campaign:— Dailysportscar News (@dailysportscar) December 7, 2019
Confirmada apenas para as provas do Michelin Endurance Cup, a Tower Motorsport by Starworks resulta de uma parceria entre a Starworks e o empresário John Farano. Para o regresso aos protótipos, a Starworks conta com um alinhamento de pilotos de enorme qualidade que será, sem qualquer dúvida, um dos favoritos à vitória em Daytona.
Rick Ware Racing (Riley)
#2 Cody Ware, Jonathan Hoggard, ...
It’s New Years Eve and the RWR crew is working hard and late to head to @DISupdates in the morning for the ROAR Before the 24 test with the prototype. No time off here!HAPPY NEW YEAR to all and GOD bless. pic.twitter.com/zQZxs8i9g5— Rick Ware Racing (@RickWareRacing) January 1, 2020
A entrada da Rick Ware Racing no mundo da endurance é um dos desenvolvimentos mais surpreendentes do ano. A equipa da Nascar, que já disputou algumas corridas do Asian Le Mans Series, fará a sua estreia no campeonato em Daytona e planeia disputar toda a temporada. A única equipa da classe com um chassis Riley, a RWR teve um Roar difícil, completando apenas 22 voltas. Para além disso, ainda só tem dois pilotos confirmados para a corrida.
Sem comentários:
Enviar um comentário