Antevisão das 24 Horas de Daytona: DPi

As 24 Horas de Daytona são a primeira grande corrida do ano e marcam o início da temporada de 2020 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, sendo um dos eventos mais importantes do calendário internacional.

A edição de 2020 promete ser uma das melhores dos últimos anos, apesar de um plantel reduzido. No entanto, em termos de qualidade, a lista de inscritos de 39 (menos oito do que em 2019) carros é uma das melhores da história recente da prova, prometendo grandes lutas pela vitória nas quatro classes.

DPi

A classe principal do campeonato entra em 2020 com menos três carros e uma marca do que no ano passado. Tal situação significa que só estarão oito carros à partida para lutar pela vitória na corrida devido à perda do Nissan da Core Autosport, do Cadillac da Juncos e de um dos carros da Action Express. No entanto, o número baixo de inscritos não deverá interferir com a competição em pista, uma vez que qualquer um dos Cadillac, Mazda e Acura pode lutar pela vitória.

A marca mais representada em pista devido à sua estratégia de entregar os carros a equipas privadas, a Cadillac é também a que tem melhores resultados desde a entrada em vigor do regulamento atual, tendo vencido as três edições da prova desde 2017. No entanto, os Acura da Penske provaram todo o seu valor no ano passado ao levarem para casa os títulos de pilotos e equipas e a Mazda mostrou grande velocidade e uma maior fiabilidade, para além de já ter dominado os testes oficiais para a prova.

Wayne Taylor Racing (Cadillac)
#10 Ryan Briscoe, Renger van der Zande, Scott Dixon e Kamui Kobayashi
A equipa vencedora em 2019 chega a Daytona com muitas mudanças em relação ao ano anterior, uma vez que só dois dos pilotos do ano passado é que continuam na equipa (van der Zande e Kobayashi). A saída de Jordan Taylor para a Corvette forçou a equipa a encontrar um novo piloto, com Ryan Briscoe a ser o escolhido, "trazendo" consigo o cinco-vezes campeão de Indycar Scott Dixon para as provas de endurance, depois de terem partilhado o Ford GT #67 nas edições anteriores da prova.

Apesar de a equipa ter ganho a maior corrida do ano, o balanço final de 2019 não foi o melhor, uma vez que a WTR nunca mostrou velocidade suficiente para lutar pelas vitórias nas provas de sprint, tendo conseguido melhores resultados nas provas de longa duração.


Action Express (Cadillac)
#31 Pipo Derani, Felipe Nasr, Filipe Albuquerque e Mike Conway
Depois de várias temporadas com dois carros na grelha, a Action Express irá concentrar todos os seus esforços no #31 em 2020, procurando recuperar o título perdido em 2019. Para isso, conta com a dupla Nasr-Derani, que mostrou ser a melhor dos pilotos Cadillac no ano passado, com Filipe Albuquerque nas provas do Michelin Endurance Cup (que o #31 venceu em 2019) e Mike Conway a juntar-se à equipa para as 24 Horas de Daytona, depois de ter faltado à corrida no ano passado devido a problemas com a obtenção de um visto. 


JDC-Miller (Cadillac)
#5   João Barbosa, Sébastien Bourdais e Loïc Duval
#85 Matheus Leist, Chris Miller, Juan Piedrahita e Tristan Vautier
Após uma temporada de adaptação ao Cadillac DPi em 2019, a JDC-Miller chega a 2020 com o apoio da Mustang Sampling num dos seus carros. Apesar de não se poder esperar os mesmos níveis de sucesso que o #5 teve com a Action Express, este deverá ser o ponta de lança da equipa, sobretudo devido ao alinhamento de pilotos fantástico, que conta com João Barbosa e Sébastien Bourdais (que perdeu o seu lugar na Indycar) para toda a temporada e Loïc Duval nas provas de longa duração

O #85 tem um conjunto de pilotos com um nível mais baixo, sendo ainda incerto quem estará ao volante nas provas de sprint. No entanto, Matheus Leist e Juan Piedrahita, que fizeram grande parte da sua carreira nos monolugares, deverão adaptar-se rapidamente aos DPi, ajudados pela experiência de Chris Miller e pela confirmação tardia de Tristan Vautier.


Mazda Team Joest
#55 Jonathan Bomarito, Harry Tincknell e Ryan Hunter-Reay
#77 Oliver Jarvis, Tristan Nuñez e Olivier Pla
Apesar de algumas mudanças no defeso, como a saída do líder do programa John Doonan e a entrada do campeão de Indycar de 2012 Ryan Hunter-Reay para as provas de endurance, a Mazda regressou a Daytona para dominar o Roar, quebrando inclusivamente o recorde da pista (embora de forma não oficial). No entanto, apesar de serem cada vez mais fiáveis, os DPi da marca japonesa continuam a ser os mais susceptíveis a avarias, o que poderá dificultar a obtenção da vitória na maior prova do ano. Contudo, depois de três vitórias consecutivas no verão de 2019, em 2020 o título é o principal objetivo para a Mazda.


Acura Team Penske
#6 Dane Cameron, Juan Pablo Montoya e Simon Pagenaud
#7 Hélio Castroneves, Ricky Taylor e Alexander Rossi
Os campeões de 2019 entram em 2020 com um alinhamento de pilotos completamente igual ao do ano passado, apostando na estabilidade para alcançar um segundo título consecutivo. Todavia, apesar de todo o sucesso do ano passado, a Acura e a Penske ainda não venceram nenhuma prova de longa duração desde o seu regresso ao campeonato em 2018, algo que irão procurar resolver no próximo fim de semana depois de um Roar discreto.



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