Tony Kanaan anuncia que 2020 será a sua última temporada na Indycar

Tony Kanaan anunciou que só irá participar em cinco corridas em 2020, naquela que será a sua última época na Indycar.

Kanaan, campeão de Indycar em 2004, vai estar ao volante do #14 da A.J.Foyt Racing nas cinco ovais do campeonato, ou seja, nas 500 Milhas de Indianápolis, no Texas, em Richmond, em Iowa e em Gateway. O popular piloto brasileiro anunciou esta quinta-feira que não descarta competir em edições futuras das 500 Milhas de Indianápolis, mas não irá voltar à Indycar nem para uma época a tempo inteiro, nem para um programa parcial. A equipa comandada pelo lendário A.J. Foyt, que ganhou a Indy 500 quatro vezes, já anunciou que Charlie Kimball irá pilotar o #4 a tempo inteiro, sendo que os rumores apontam para que Sébastien Bourdais e Dalton Kellett dividam o resto das corridas no #14. 

Uma verdadeira lenda da Indycar, Kanaan juntou-se à A.J. Foyt Racing em 2018 com o intuito de ajudar a equipa a voltar aos lugares de topo do campeonato. No entanto, a experiência do piloto de 45 anos não tem sido suficiente para devolver os bons resultados aos carros de A.J.Foyt. Nos últimos dois anos, Kanaan terminou apenas uma corrida no pódio (Gateway em 2019) e ficou em 16º (em 2018) e 15º (em 2019) no campeonato. 

Apesar dos maus resultados, o piloto brasileiro manteve-se como um dos pilotos mais populares do campeonato. Kanaan é também o recordista de corridas consecutivas na Indycar, com a prova de St. Petersburg a ser a primeira que o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 irá falhar desde 2001. Esse registo faz com que Kanaan seja o segundo piloto com mais corridas no campeonato (377), atrás apenas de Mario Andretti.

Uma carreira longa e cheia de sucesso


Kanaan estreou-se na Indycar em 1998, conquistando logo dois pódios na sua época de estreia. O brasileiro venceu a sua primeira corrida no ano seguinte no Michigan, na sua primeira temporada com a Forsythe Racing. Kanaan mudou-se para a Mo Nunn Racing, mas só voltou ao victory lane em 2003, no seu primeiro ano com a Andretti Green Racing.

Foi com a equipa liderada por Michael Andretti que Kanaan teve a melhor época da sua carreira em 2004. O piloto brasileiro ganhou três corridas e terminou no pódio umas incríveis 11 vezes, algo que lhe permitiu conquistar o seu primeiro, e único, título. Kanaan continuou na equipa até 2010, vencendo mais dez corridas e terminando sempre nos seis primeiros do campeonato.

Kanaan correu pela KV Racing entre 2011 e 2013, vencendo apenas uma corrida. No entanto, essa foi a maior vitória da sua carreira, uma vez que finalmente venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2013 depois de muitos anos a "bater na trave". O fim da carreira de Dario Franchitti fez com que Kanaan fosse o escolhido por Chip Ganassi para substituir o escocês, mas o brasileiro nunca foi o piloto principal da equipa nas suas quatro temporadas com a equipa, tendo vencido apenas uma vez (Fontana em 2014). Em 2018, Kanaan juntou-se à A.J.Foyt Racing, a última equipa da sua carreira.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...