Roar Before the 24: Mazda domina testes em Daytona

DPi

O Mazda Team Joest dominou o Roar Before The 24 em Daytona, liderando a maioria das sessões e quebrando o recorde de volta não-oficial na sessão que simulou a qualificação para a corrida.

Os dois DPi da marca japonesa lideraram quatro das sete sessões dos três dias de testes, com Olivier Pla no #77 (com uma nova decoração) a rodar em 1:33:324 na sessão de "qualificação", cujo único objetivo era dar às equipas com o tempo mais rápido de cada categoria a escolha de boxes para a corrida.



Esta sessão de qualificação não-oficial é provavelmente a melhor indicação para o fim de semana da corrida, sendo que os dois Acura da Penske ficaram em segundo e terceiro, a pouco mais de duas décimas de segundo do tempo do Mazda #77. Os dois carros da Penske tiveram um Roar discreto, mas lideraram uma das sessões e aproximaram-se dos tempos mais rápidos perto do fim.

O Cadillac #31 foi quarto na sessão de "qualificação", batendo o outro Mazda por uma unha negra, com os cinco primeiros cobertos por três décimas de segundo. Tanto o #31 como o #10 lideraram pelo menos uma das sessões de teste.

LMP2

O tempo mais rápido da sessão de "qualificação" nos LMP2 foi para o #52 da PR1 Mathiasen, com Ben Keating ao volante do Oreca. Keating foi meio segundo mais rápido do que o #81 da DragonSpeed, que ficou em segundo, na frente do carro da Tower Motorsport by Starworks.

A classe LMP2 sofreu uma má notícia logo no início dos testes, uma vez que foi revelado que o segundo carro da PR1 Mathiasen não deverá disputar as 24 Horas de Daytona devido a problemas de financiamento.

GTLM

Nos GTLM, o equilíbrio foi, como sempre, a nota dominante do fim de semana. Na sessão de "qualificação", James Calado fez o tempo mais rápido para o Ferrari #62 da Risi Competizione, batendo o Porsche #911 de Nick Tandy por apenas uma milésima de segundo.

Os sete carros da classe ficaram separados por apenas 0.446 segundos nesta sessão que determinou quem teria ma escolha livre de boxes, o que demonstra o quão próximos estão os carros das diferentes marcas.

Se o Ferrari da Risi foi o mais rápido nesta sessão e no último dia, a Porsche e a BMW lideraram as primeiras sessões, enquanto os Corvette (na estreia do novo carro) concentraram-se em testar a fiabilidade do carro, apesar de Tommy Milner ter colocado o #4 em terceiro lugar na sessão de "qualificação".

GTD

Frankie Montecalvo foi o mais rápido na sessão de "qualificação" dos GTD, rodando em 1:46:754 com o Lexus #12 da AIM Vasser Sulivan. Montecalvo bateu Matt McMurry no Acura #86 da Meyer Shank e Robby Foley no BMW da Turner.

No entanto, a maior história do fim de semana na classe GTD foi a desqualificação dos quatro Lamborghini (o #11 da Grasser, o #19 da GEAR Racing, o #44 da Magnus e o #47 da PPM) dessa sessão devido a irregularidades com os rácios das caixas de velocidades.

Outro dos motivos de interesse até ao fim de semana da corrida é o futuro do Aston Martin #98, cuja participação na corrida está em dúvida devido a uma lesão de Paul Dalla Lana. O gentleman driver sofreu uma lesão enquanto praticava esqui e não irá participar na corrida, algo que pode impedir que o #98 compita em Daytona, uma vez que Dalla Lana era o principal responsável pelo financiamento da operação. A Aston Martin irá continuar à procura de um novo gentleman driver que possa substituir o canadiano na corrida.

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