Apesar de não terem disputado todas as corridas do ano, Ryan Newman e Matt Kenseth vão poder lutar pelo título da Cup Series em 2020.
BREAKING: @mattkenseth and @RyanJNewman have been granted waivers to contend for the 2020 #NASCARPlayoffs.— NASCAR (@NASCAR) April 28, 2020
As regras da NASCAR obrigam os pilotos a participar em todas as corridas para ser elegível para entrar nos playoffs, numa tentativa de impedir que os pilotos que vençam uma corrida na fase inicial da temporada e garantam o seu "apuramento" faltem às outras provas da época regular. No entanto, a NASCAR já abriu várias exceções a esta regra no passado, sobretudo em casos onde um piloto é forçado a faltar a várias corridas devido a uma lesão. O caso mais conhecido é o de Kyle Busch, que não esteve presente nas 11 primeiras corridas da Cup Series em 2015 mas conseguiu sagrar-se campeão. Por isso, a exceção garantida a Newman não é surpreendente, uma vez que o piloto do #6 da Roush perdeu as provas em Las Vegas, Fontana e Phoenix devido a um enorme acidente na última volta das 500 Milhas de Daytona.
Contudo, não existe nenhum precedente para o caso de Matt Kenseth, uma vez que o campeão de 2003 nem sequer tentou qualificar-se para as primeiras quatro corridas do ano. Apesar disso, as circunstâncias difíceis que rodeiam o regresso à competição de Kenseth parecem ter sido suficientes para abrir uma exceção ao novo piloto do #42. Para se qualificarem para os playoffs, Kenseth e Newman têm de terminar a época regular nos 16 primeiros no campeonato ou vencer uma corrida e estar nos 30 primeiros do campeonato à entrada das últimas dez provas.
Sem comentários:
Enviar um comentário