Chase Elliott avança para o "Championship 4" com uma vitória dramática em Martinsville

Depois de chegar a Martinsville praticamente obrigado a vencer, Chase Elliott garantiu a qualificação para o "Championship 4" numa corrida emocionante.

Fonte: Twitter/NAPA Racing

Elliott venceu o segundo segmento e liderou praticamente metade da corrida, mas duas más paragens nas boxes na última fase colocaram o piloto da Hendrick na parte inferior do top dez dentro das últimas 100 voltas. No entanto, Elliott foi recuperando posições gradualmente, ultrapassando Martin Truex Jr para reassumir a liderança pela última vez a 44 voltas do fim. Claramente os dois pilotos mais rápidos, Elliott e Truex lideraram 365 das 500 voltas, mas as perspetivas de um eventual duelo entre os dois esfumaram-se quando o piloto da Joe Gibbs foi forçado a parar com uma roda mal apertada, deixando Elliott livre para cortar a meta com mais de seis segundos de vantagem sobre Ryan Blaney e Joey Logano e apurar-se para o "Championship 4", depois de ter entrado na última corrida da "Round of 8" fora dos lugares que garantiam a qualificação.

Kevin Harvick de fora da luta pelo título em Phoenix

Com dois pilotos que tinham chegado à Vírginia fora dos quatro primeiros no campeonato a mostrarem a sua superioridade ao longo da corrida, a batalha pelos dois lugares de qualificação que seriam obtidos pontualmente (devido à vitória de Joey Logano no Kansas) foi um dos grandes motivos de interesse do dia. Kevin Harvick, Brad Keselowski e Denny Hamlin foram assim os protagonistas de uma batalha incrivelmente tensa nas últimas voltas, semelhante àquela que ocorreu na primeira prova na Roval de Charlotte em 2018. 

Depois de todos terem tido problemas ao longo da corrida (Keselowski teve uma penalização por excesso de velocidades, Hamlin uma paragem que o obrigou a voltar às boxes num caution e Harvick um furo que o colocou com duas voltas de atraso na fase intermédia da prova), a classificação virtual do campeonato a uma volta do fim apresentava Keselowski e Hamlin no "Championship 4", com ambos a terem apenas um ponto de vantagem sobre Harvick. No momento em que a bandeira branca foi mostrada, o piloto da Penske estava em quarto e Hamlin em 12º com Erik Jones atrás de si e com ordens para não o ultrapassar. Contudo, Harvick estava em 10º e não muito longe de Kyle Busch, cuja ultrapassagem permitiria ao piloto da Stewart-Haas avançar para Phoenix, uma vez que levaria a melhor num empate a três devido ao seu segundo lugar no Kansas. 

Numa manobra desesperada após a última curva, Harvick deu um toque no carro do vencedor da prova da última quarta-feira no Texas, o que fez com que os dois perdessem o controlo e que Harvick acabasse apenas em 17º. Desta forma, o piloto que dominou a temporada não poderá lutar pelo título em Phoenix, numa batalha que ficará reservada a Elliott, Keselowski, Hamlin e Logano.


Top 10
  1. Chase Elliott
  2. Ryan Blaney
  3. Joey Logano
  4. Brad Keselowski
  5. Kurt Busch
  6. Alex Bowman
  7. Aric Almirola
  8. Clint Bowyer
  9. Kyle Busch
  10. Matt DiBenedetto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...