23XI, Trackhouse e Live Fast: As três novas equipas da Cup Series em 2021

Num dos defesos com mais atividade dos últimos anos, três novas equipas vão fazer a sua estreia na Cup Series na Daytona 500.

Fonte: Twitter/Sports Illustrated

A silly season de 2020-2021 foi marcada por vários anúncios que alteraram profundamente o plantel do escalão principal da NASCAR. Se as mudanças de equipa de alguns pilotos e as alterações no calendário captaram grande parte da atenção, a chegada de três novas equipas à Cup Series é também um dos principais motivos que fazem de 2021 um dos anos mais aguardados da história recente do maior campeonato de stock cars do mundo.

O desaparecimento da Germain e da Leavine Family Racing e a redução do número de corridas que a Go Fas vai disputar serão compensados pela criação de três novas equipas a tempo inteiro que se vão estrear em 2021. Representando os três fabricantes envolvidos na NASCAR, a 23XI, a Trackhouse e a Live Fast Motorsports vão apresentar-se pela primeira vez durante a semana em Daytona.

23XI Racing - Bubba Wallace; Toyota #23

Fonte: Twitter/23XI Racing

A criação da 23XI foi sem dúvida a maior notícia do defeso, tendo colocado os olhos do mundo na NASCAR devido à associação entre o três vezes vencedor da Daytona 500 Denny Hamlin e o ex-jogador da NBA Michael Jordan. Como se ter um dos melhores pilotos da década e um dos atletas mais famosos da história como coproprietários não fosse suficiente, a equipa contratou também um piloto que se tornou num embaixador da NASCAR pelas suas ações dentro e fora da pista.

Para além de todo o mediatismo que rodeou o anúncio da criação da equipa (cujo nome faz referência aos números que ficarão para sempre associados a Jordan e Hamlin), o facto de ter criado imediatamente uma aliança com a Joe Gibbs Racing e ambição dos seus proprietários faz com que a 23XI seja a nova equipa com mais probabilidades de sucesso dos últimos tempos.

Trackhouse Racing Team - Daniel Suárez; Chevrolet #99

Fonte: Twitter/Forbes

Apesar de as expectativas da Trackhouse não serem tão elevadas como as da 23XI, a equipa também deseja ser competitiva no seu primeiro ano na Cup Series, tendo mesmo formado uma parceria com a Richard Childress Racing para inscrever o Chevrolet #99 para Daniel Suárez, naquela que será a quarta equipa do mexicano desde o seu ano de estreia na Cup Series em 2017.

Criada por Justin Marks, um ex-piloto que participou em corridas dos três campeonatos nacionais da NASCAR e do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a Trackhouse também está associada a um nome famoso, uma vez que o cantor vencedor de um Grammy e de vários prémios da Billboard dedicados à música latina conhecido como Pitbull será coproprietário da equipa.

Live Fast Motorsports - BJ McLeod; Ford #78

Fonte: Twitter/Live Fast Motorsports

Tal como as duas equipas referidas acima, a Live Fast Motorsports também tem uma combinação de proprietários algo improvável, visto que foi formada por dois pilotos com níveis de experiência muito diferentes (enquanto McLeod já disputou mais de 200 corridas na Cup, Xfinity e Truck Series, Tifft foi forçado a interromper a sua carreira em 2019 aos 22 anos).

Das três equipas que vão fazer a sua estreia nas 500 Milhas de Daytona, a Live Fast deverá ser aquela com menos meios, mas o estabelecimento de uma parceria estratégica com a Stewart-Haas Racing semelhante á que a Go Fas tinha formado em anos anteriores indica que poderá ter prestações parecidas com a equipa liderada por Archie St. Hilarie.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...