Ty Gibbs vence em Daytona na sua estreia na Xfinity Series

Ty Gibbs obteve uma vitória sensacional no traçado convencional de Daytona, ganhando na sua primeira prova num dos campeonatos nacionais da NASCAR.

Fonte: Twitter/Joe Gibbs Racing

Com apenas 18 anos, o neto de Joe Gibbs fez a sua estreia na Xfinity Series no dia de ontem e liderou 14 das 56 voltas da prova no traçado convencional de Daytona, naquela que foi a primeira corrida de um programa parcial que vai disputar este ano ao volante do #54 da equipa do seu avô. Gibbs, que ganhou seis corridas na ARCA Menards Series no ano passado, assumiu a liderança pela primeira vez na 21ª volta, ganhando o segundo segmento antes de perder algumas posições nas paragens nas boxes antes da última fase.

Mesmo assim, Gibbs chegou rapidamente ao segundo lugar, iniciando uma excelente batalha pela liderança com Austin Cindric, que tinha recuperado até à primeira posição apesar de ter um carro muito danificado após um acidente no fim da primeira fase. Depois de ter resistido às várias tentativas de ultrapassagem de Gibbs, o piloto da Penske parecia estar a caminho da segunda vitória consecutiva, mas um caution a três voltas do fim fez com que a corrida terminasse em overtime, com a maioria dos pilotos da frente a optarem por ceder as suas posições na pista para parar e colocar pneus novos.

Apesar de recomeçarem apenas na sexta linha, Cindric e Gibbs recuperaram muito terreno logo na primeira curva, antes de um novo acidente obrigar a uma segunda tentativa de overtime. No entanto, Gibbs tinha passado para a frente de Cindric antes do último caution da noite, o que fez com que se distanciasse do piloto da Penske quando chegou à liderança logo após o último recomeço, cortando a meta com 1.7 segundos de vantagem sobre o campeão de 2020 para tornar-se apenas no sexto piloto na história da Xfinity Series a vencer na sua estreia e o primeiro desde Kurt Busch em 2006.

O maior favorito ao triunfo no início da prova, Cindric teve de contentar-se com a segunda posição no final. Tal como nas últimas provas em traçados convencionais, a corrida parecia estar destinada a um novo duelo entre o piloto da Penske e AJ Allmendinger, uma vez que os dois afastaram-se da concorrência logo na primeira fase. Allmendinger tinha mesmo assumido o primeiro lugar pouco depois do início da corrida, mas um toque entre os dois na última volta da primeira fase danificou bastante os dois carros, com o piloto da Kaulig a ser o maior prejudicado e a perder várias voltas.

Num dia histórico para a Joe Gibbs Racing, Daniel Hemric, Brandon Jones e Harrison Burton colocaram os outros três carros da equipa nos seis primeiros lugares no final da prova. Jeb Burton (em quinto), Miguel Paludo, Brandon Brown, Justin Haley e Jeremy Clements ocuparam os outros lugares do top dez.


Top 10
  1. Ty Gibbs
  2. Austin Cindric
  3. Daniel Hemric
  4. Brandon Jones
  5. Jeb Burton
  6. Harrison Burton
  7. Miguel Paludo
  8. Brandon Brown
  9. Justin Haley
  10. Jeremy Clements

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...