Acura da Wayne Taylor Racing vence uma edição emocionante das 24 Horas de Daytona

A WTR voltou a vencer as 24 Horas de Daytona, com a ERA Motorsport, a Riley, a Corvette e a HTP Winward a ganharem nas outras categorias.

DPi

Fonte: Twitter/IMSA

Filipe Albuquerque, Ricky Taylor, Alexander Rossi e Hélio Castroneves deram a terceira vitória consecutiva (e a quarta nos últimos cinco anos) à Wayne Taylor Racing num final emocionante. 

Após mais de 23 horas de prova, os últimos ciclos de paragens tinham deixado claro que a luta pelo triunfo iria ser feita entre o Acura da WTR, o Mazda #55 e os Cadillac #48 e #01. Apesar de ter liderado a maior parte das voltas das últimas horas, o #10 tinha descido ao terceiro lugar na penúltima sequência de paragens, tendo sido ultrapassado por Renger van der Zande e por Kamui Kobayashi. No entanto, o carro da Wayne Taylor Racing, com Albuquerque ao volante, voltou à liderança depois da sua última visita às boxes, uma vez que, ao ter feito a sua penúltima paragem pouco antes, precisou de colocar menos combustível do que os dois Cadillac.

O piloto português voltou à pista sete segundos à frente de van der Zande, mas a sua vantagem desapareceu rapidamente devido a uma excelente recuperação do holandês, que chegou à traseira de Albuquerque a menos de 20 minutos do fim. O piloto da Ganassi manteve-se sempre a cerca de um segundo do líder, mas um furo no pneu traseiro do lado direito a sete minutos do fim (e o segundo em poucas horas) obrigou van der Zande a vir às boxes e entregou definitivamente o triunfo à Wayne Taylor Racing, com Albuquerque a cruzar a meta com 4.7 segundos de vantagem sobre Kamui Kobayashi no segundo Cadillac da Action Express para dar a primeira vitória em Daytona à Acura.

Depois de ter estado a três voltas do líder, o Mazda #55 ainda conseguiu recuperar até ao último lugar do pódio, acabando à frente do outro Acura da Meyer Shank e do Cadillac da Ganassi, que terminou em quinto. Contudo, a posição final do #01 não representa o seu andamento ao longo da prova, uma vez que van der Zande, Kevin Magnussen e Scott Dixon mostraram em diversas ocasiões que tinham o carro mais rápido desta edição das 24 Horas de Daytona. Infelizmente para o #01, duas penalizações por infrações nas boxes obrigaram os seus pilotos a passar as últimas horas a recuperar terreno, tendo depois sofrido dois furos que impediram a Ganassi de terminar no pódio (ou mesmo vencer) na sua primeira corrida com a Cadillac.

Apesar de ter sido o mais rápido, o #01 não foi o único carro da marca americana que passou pela liderança, visto que o #31 e o #5 também estiveram na frente na parte inicial. No entanto, o carro da Action Express foi afastado da luta pela vitória devido a um problema na caixa de velocidades, enquanto o da JDC-Miller Motorsports ficou com muitos danos depois de um acidente com um Porsche da classe GTD.

LMP2

Fonte: Twitter/IMSA

O Oreca #18 da ERA Motorsport guiado por Paul-Loup Chatin, Ryan Dalziel, Kyle Tilley e Dwight Merriman venceu a prova nos LMP2, beneficiando de uma penalização por uma infração num dos recomeços do carro da Tower Motorsport a cerca de 90 minutos do fim. 

A vitória na corrida de ontem foi a primeira da história da equipa no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, com o quarteto da ERA a terminar à frente da Tower Motorsport e do #82 da Dragon Speed, que não conseguiu obter a terceira vitória consecutiva em Daytona.

LMP3

Fonte: Twitter/IMSA

O triunfo da outra classe dos protótipos ficou com a Riley Motorsports, que assim venceu a primeira corrida da história da categoria no campeonato. Gar Robinson, Scott Andrews, Spencer Pigot e Oliver Askew dominaram a prova no Ligier JS P320 com o número 74, acabando a corrida com três voltas de vantagem para a Sean Creech Motorsports. O carro da Muehlner, que partiu na pole position, completou o pódio.

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