Pelo 15º ano consecutivo, o título da IndyCar será decidido apenas na última corrida do ano, com Scott Dixon e Josef Newgarden separados por 32 pontos.
Fonte: Twitter/NTT IndyCar Series |
Curiosamente, o título de 2020 será atribuído no local onde o campeonato deveria ter começado, uma vez que o Grande Prémio de St. Petersburg tinha sido adiado em março devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. Numa época mais curta do que o habitual, Scott Dixon parecia ter sentenciado a luta pelo título com um início de temporada fantástico, que incluiu quatro triunfos nas primeiras oito provas (três deles nas primeiras três). Aliás, após a primeira corrida em Gateway, o piloto da Ganassi tinha uns incríveis 117 pontos de vantagem sobre o segundo classificado no campeonato.
No entanto, as últimas corridas têm visto uma excelente recuperação de Josef Newgarden, que ganhou a segunda prova em Gateway e a primeira em Indianápolis, enquanto o melhor resultado de Dixon nas últimas cinco corridas foi um quinto lugar. A recuperação do campeão em título permitiu-lhe encurtar a diferença de 117 para 32 pontos antes da última prova e manter a luta pelo título em aberto por muito mais tempo do que era esperado, mas o piloto da Penske continua a enfrentar uma tarefa hercúlea para se sagrar campeão pela terceira vez.
Fonte: Twitter/93 WIBC Indianapolis |
Mesmo que Newgarden vença a corrida e acumule todos os pontos de bónus (um ponto pela pole, um por liderar pelo menos uma volta e dois por ser o piloto com mais voltas na liderança), Dixon precisa apenas de terminar em nono para alcançar o seu sexto título, algo que está perfeitamente ao alcance do neozelandês. As hipóteses de Newgarden pioram ainda mais se acabar em segundo (mesmo com os quatro pontos de bónus), uma vez que Dixon teria de ficar em 19º para não ser campeão. O terceiro lugar é o único outro resultado que ainda pode dar o título a Newgarden, mas, sem pontos de bónus, Dixon poderia terminar em último e ainda ser campeão.
Desta forma, as probabilidades estão seguramente a favor de Dixon, uma vez que o piloto da Ganassi precisa apenas de terminar no nono lugar, enquanto Newgarden está praticamente obrigado a dominar o fim de semana em St. Petersburg, algo que, mesmo assim, pode não ser suficiente para lhe dar o título. Todavia, o campeão de 2019 já conseguiu protagonizar um pequeno milagre ao prolongar a luta pelo campeonato até à última prova, chegando à pista da Florida sem nada a perder e com o seu terceiro título ainda à vista.
Sem comentários:
Enviar um comentário