Fernando Alonso de regresso à Indy 500 com a Arrow McLaren SP

Fernando Alonso vai voltar a tentar vencer as 500 Milhas de Indianápolis em 2020, ao volante do terceiro carro da Arrow McLaren SP

O bicampeão do mundo de Fórmula 1 e duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans vai estar aos comandos do #66, naquela que será a sua terceira presença na prova. Alonso irá assim juntar-se a Patricio O'Ward e a Oliver Askew no terceiro carro da equipa, que será patrocinado pela empresa Ruoff Mortgage. Apesar de o espanhol ter sempre demonstrado interesse em participar na 104ª edição da prova, encontrar um lugar foi uma tarefa bastante complicada.

Desde que ficou claro que não iria voltar a competir pelo título de Fórmula 1, Alonso tem como objetivo conquistar a "Triple Crown", um feito não-oficial que distingue quem consegue vencer o Grande Prémio do Mónaco, as 24 Horas de Le Mans e a Indy 500. 

Já vencedor no Mónaco em 2006 e 2007, Alonso fez a sua estreia nas 500 Milhas de Indianápolis em 2017 com um carro da Andretti, lutando pela vitória até ter de abandonar com problemas no seu motor Honda. O espanhol só regressou a Indianápolis em 2019, já depois de se ter retirado da Fórmula 1 (e de já competir no Mundial de Endurance com a Toyota) para pilotar um carro inscrito pela McLaren numa parceria com a Carlin (com motor Chevrolet, uma vez que a relação da equipa britânica com a Honda na F1 já tinha terminado). No entanto, a falta de preparação da equipa não permitiu a Alonso qualificar-se para a corrida.

A entrada da McLaren na IndyCar a tempo inteiro em 2020, numa parceria com os proprietários da Arrow SPM, parecia oferecer a Alonso o destino ideal para tentar vencer a Indy 500, até porque a equipa teve de trocar a Honda pela Chevrolet, uma vez que a marca japonesa não queria voltar a trabalhar com a McLaren depois de tudo o que aconteceu na Fórmula 1. No entanto, Alonso deixou de ser embaixador da marca britânica no início do ano e pretendia ocupar o sexto carro da Andretti Autosport, que tem um excelente registo em Indianápolis. 

Todavia, de acordo com os rumores, a Honda (que fornece a equipa de Michael Andretti) não terá permitido que Alonso se juntasse à equipa, devido aos comentários tecidos pelo espanhol durante o período em que competiu pela McLaren-Honda na Fórmula 1 e pela sua associação à Toyota nos últimos anos, com a qual venceu as 24 Horas de Le Mans em 2018 e em 2019 e participou na última edição do Dakar. Assim, Alonso teve de optar por uma equipa com motores Chevrolet e, tendo em conta que as portas da Penske e da Ed Carpenter Racing já estavam fechadas, o espanhol terá de disputar a Indy 500 de 2020 com a Arrow McLaren SP.

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