Takuma Sato venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez na sua carreira, numa edição que terminou sob bandeira amarela devido a um acidente de Spencer Pigot.
Fonte: Twitter/NTT IndyCar Series |
Sato, que partiu na terceira posição, passou quase toda a corrida nos cinco primeiros, numa prova que estava a ser dominada por Scott Dixon, que liderou quase toda a corrida. No entanto, o piloto japonês jogou a sua cartada a cerca de 30 voltas do fim, ultrapassando Dixon enquanto ambos estavam ainda a poupar combustível para garantir que conseguiriam chegar ao fim sem ter de voltar a ir às boxes.
Esse acabou por ser o momento decisivo da corrida, uma vez que, apesar de se ter chegado muito perto de Sato em várias ocasiões (sobretudo enquanto o japonês lidava com o tráfego), Dixon nunca conseguiu reassumir a liderança. Ainda com alguns carros para dobrar, Sato continuava a ser pressionado pelo neozelandês, mas um acidente de Spencer Pigot na 196ª volta fez com que a corrida terminasse sob bandeiras amarelas. Assim, Sato cortou a meta a baixa velocidade para vencer a Indy 500 pela segunda vez na sua carreira (depois da vitória de 2017) , dando o primeiro triunfo à Rahal Letterman Lanigan desde 2004.
Num dia em que liderou 111 das 200 voltas e em que pareceu ter tudo sempre sob controlo, Dixon teve de contentar-se com a segunda posição, numa derrota frustrante para o neozelandês. Contudo, o piloto da Ganassi conseguiu aumentar bastante a sua liderança no campeonato, passando a ter 84 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O vencedor de 2008 pode não ter dado uma vitória à equipa no ano do seu 30º aniversário, mas está bem encaminhado para conquistar mais um campeonato.
Graham Rahal colocou dois carros da RLL no pódio ao terminar em terceiro, à frente de Santino Ferrucci e de Josef Newgarden, que foi o melhor Chevrolet num dia em que a marca americana (e a equipa do "Capitão") nunca esteve na luta pelo triunfo. Patricio O'Ward, James Hinchcliffe, Colton Herta, Jack Harvey e Ryan Hunter-Reay ocuparam as outras posições no final da corrida. Marco Andretti, que tinha partido na pole, acabou em 13º.
Disputada sem espectadores nas bancadas devido à pandemia de Covid-19, a 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis teve sete cautions, com alguns a serem o resultado de acidentes que eliminaram alguns dos principais candidatos à vitória. Marcus Ericsson, Alex Palou e Oliver Askew foram alguns dos pilotos que se despistaram, tal como Alexander Rossi, que perdeu o controlo do seu carro na 143ª volta depois de ter sido penalizado por uma irregularidade nas boxes. Antes dessa penalização, o piloto da Andretti Autosport parecia ser o piloto com mais hipóteses de bater Scott Dixon.
Top 10
- Takuma Sato
- Scott Dixon
- Graham Rahal
- Santino Ferrucci
- Josef Newgarden
- Patricio O'Ward
- James Hinchcliffe
- Colton Herta
- Jack Harvey
- Ryan Hunter-Reay
Sem comentários:
Enviar um comentário