Takuma Sato ganha a 104ª edição da Indy 500

Takuma Sato venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez na sua carreira, numa edição que terminou sob bandeira amarela devido a um acidente de Spencer Pigot.

Fonte: Twitter/NTT IndyCar Series
Sato, que partiu na terceira posição, passou quase toda a corrida nos cinco primeiros, numa prova que estava a ser dominada por Scott Dixon, que liderou quase toda a corrida. No entanto, o piloto japonês jogou a sua cartada a cerca de 30 voltas do fim, ultrapassando Dixon enquanto ambos estavam ainda a poupar combustível para garantir que conseguiriam chegar ao fim sem ter de voltar a ir às boxes. 

Esse acabou por ser o momento decisivo da corrida, uma vez que, apesar de se ter chegado muito perto de Sato em várias ocasiões (sobretudo enquanto o japonês lidava com o tráfego), Dixon nunca conseguiu reassumir a liderança. Ainda com alguns carros para dobrar, Sato continuava a ser pressionado pelo neozelandês, mas um acidente de Spencer Pigot na 196ª volta fez com que a corrida terminasse sob bandeiras amarelas. Assim, Sato cortou a meta a baixa velocidade para vencer a Indy 500 pela segunda vez na sua carreira (depois da vitória de 2017) , dando o primeiro triunfo à Rahal Letterman Lanigan desde 2004.

Num dia em que liderou 111 das 200 voltas e em que pareceu ter tudo sempre sob controlo, Dixon teve de contentar-se com a segunda posição, numa derrota frustrante para o neozelandês. Contudo, o piloto da Ganassi conseguiu aumentar bastante a sua liderança no campeonato, passando a ter 84 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O vencedor de 2008 pode não ter dado uma vitória à equipa no ano do seu 30º aniversário, mas está bem encaminhado para conquistar mais um campeonato.

Graham Rahal colocou dois carros da RLL no pódio ao terminar em terceiro, à frente de Santino Ferrucci e de Josef Newgarden, que foi o melhor Chevrolet num dia em que a marca americana (e a equipa do "Capitão") nunca esteve na luta pelo triunfo. Patricio O'Ward, James Hinchcliffe, Colton Herta, Jack Harvey e Ryan Hunter-Reay ocuparam as outras posições no final da corrida. Marco Andretti, que tinha partido na pole, acabou em 13º.

Disputada sem espectadores nas bancadas devido à pandemia de Covid-19, a 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis teve sete cautions, com alguns a serem o resultado de acidentes que eliminaram alguns dos principais candidatos à vitória. Marcus Ericsson, Alex Palou e Oliver Askew foram alguns dos pilotos que se despistaram, tal como Alexander Rossi, que perdeu o controlo do seu carro na 143ª volta depois de ter sido penalizado por uma irregularidade nas boxes. Antes dessa penalização, o piloto da Andretti Autosport parecia ser o piloto com mais hipóteses de bater Scott Dixon. 



Top 10
  1. Takuma Sato
  2. Scott Dixon
  3. Graham Rahal
  4. Santino Ferrucci
  5. Josef Newgarden
  6. Patricio O'Ward
  7. James Hinchcliffe
  8. Colton Herta
  9. Jack Harvey
  10. Ryan Hunter-Reay

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