Quem está em risco de falhar os playoffs da Cup Series?

A jornada dupla em Pocono deste fim de semana marca o início da segunda metade da época regular da Cup Series.


Desde o acidente aparatoso de Ryan Newman em Daytona e uma pandemia que obrigou a uma longa interrupção, aos constantes adiamentos devido ao mau tempo e ao despedimento de Kyle Larson, 2020 tem sido uma temporada marcada por acontecimentos surpreendentes. Depois de uma pausa de cerca de dois meses, parece incrível que os pilotos e equipas da Cup Series já estejam a meio da época regular, tendo realizado nove corridas em menos de um mês e meio.

Nas primeiras treze provas do ano, oito pilotos já venceram pelo menos uma corrida, com a presença nos playoffs de Denny Hamlin, Joey Logano, Brad Keselowski, Kevin Harvick, Ryan Blaney, Chase Elliott, Martin Truex Jr e Alex Bowman praticamente assegurada. No entanto, a segunda metade do plantel dos playoffs ainda não está decidida, uma vez que apenas 72 pontos separam o nono e o 17º classificado, o primeiro que não se irá classificar para a fase final da época. Para além disso, é preciso ter em conta que uma vitória de um piloto fora dos 16 primeiros na tabela pontual pode garantir-lhe o acesso aos playoffs, algo especialmente importante na segunda corrida em Daytona, que deverá ser uma das últimas provas da época regular.

Em nono e décimo lugar no campeonato, Kyle e Kurt Busch não deverão ter qualquer problema em chegar aos playoffs. Os dois são claramente os melhores pilotos que ainda não venceram e, mesmo se não ganharem nenhuma corrida até ao fim da época regular (algo pouco provável), poderão apurar-se ao acumularem os pontos necessários. Depois de ter falhado o apuramento pela primeira vez em 2019, Jimmie Johnson também parece estar numa boa posição para voltar a lutar pelo título nas últimas dez corridas da sua carreira. Aric Almirola e Clint Bowyer ocupam a 12ª e 13ª posição no campeonato e, se continuarem a demonstrar a consistência das últimas provas, deverão acompanhar o seu colega de equipa Kevin Harvick nos playoffs.

No entanto, a luta pelo apuramento começa a ficar apertada a partir do 14º lugar, com William Byron, Matt DiBenedetto, Tyler Reddick e Erik Jones separados apenas por 14 pontos. Se o campeão da Xfinity Series está a superar todas as expectativas em 2020, Byron e Jones estão longe de estar onde deveriam estar na tabela. Apesar de os dois jovens pilotos terem sido afetados pelo azar desde o regresso da NASCAR, seria uma enorme surpresa se não chegassem aos playoffs com o equipamento que têm ao seu dispor. 

Austin Dillon, Chris Buescher e Ricky Stenhouse Jr ocupam as outras posições do top 20 e continuam a ser ameaças aos pilotos referidos acima, uma vez que têm demonstrado um excelente andamento nas últimas corridas. Para além destes três, há também que contar com Christopher Bell e John Hunter Nemechek, que têm estado frequentemente no top dez nas últimas semanas. No entanto, para se apurarem para os playoffs, terão mesmo de vencer, uma vez que estão muito atrasados pontualmente. O mesmo pode dizer-se de Ryan Newman e de Matt Kenseth, que se encontram em 25º e 30º na classificação do campeonato. Depois de não terem estado presentes em várias corridas no início do ano, os dois veteranos não têm conseguido estar na luta pelos triunfos, mas isso poderá mudar no futuro (especialmente no caso de Kenseth) se os fins de semana voltarem a ter sessões de treino.


Classificação (Playoffs) após Talladega
  1. Denny Hamlin (3 vitórias)
  2. Kevin Harvick (2 vitórias)
  3. Joey Logano (2 vitórias)
  4. Brad Keselowski (2 vitórias)
  5. Ryan Blaney (1 vitória)
  6. Chase Elliott (1 vitória)
  7. Martin Truex Jr (1 vitória)
  8. Alex Bowman (1 vitória)
  9. Kyle Busch 378
  10. Kurt Busch 369
  11. Jimmie Johnson 353
  12. Aric Almirola 337
  13. Clint Bowyer 328
  14. William Byron 319
  15. Matt DiBenedetto 312
  16. Tyler Reddick 306
  17. Erik Jones 305
  18. Austin Dillon 282
  19. Chris Buescher 266
  20. Ricky Stenhouse Jr 263

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...