Quem são os rookies de 2020 da IndyCar?

Quase nove meses depois da última corrida de 2019 em Laguna Seca, a temporada da IndyCar vai começar finalmente esta noite.


No entanto, muita coisa mudou no plantel desde o final da época passada, incluindo a chegada de alguns pilotos que vão fazer a sua estreia na IndyCar este ano. A classe de rookies de 2020 promete continuar a tendência dos últimos anos, com pilotos muito talentosos que querem desafiar as estrelas já estabelecidas do campeonato.

Oliver Askew, Rinus VeeKay e Alex Palou vão disputar toda a temporada e lutar pelo título de rookie do ano, enquanto Dalton Kellett deverá disputar um programa parcial no #14 da A.J Foyt Racing, juntamente com Tony Kanaan e Sébastien Bourdais.


Oliver Askew (#7 Arrow McLaren SP)

Campeão da Indy Lights no ano passado, Askew venceu sete corridas no seu ano de estreia no principal campeonato de promoção da IndyCar, batendo Rinus VeeKay numa grande batalha pelo título. Askew é, teoricamente, o rookie com melhor equipamento, uma vez que vai estar ao volante de um dos dois Chevrolet da Arrow McLaren SP, no ano que marca o regresso da McLaren à IndyCar. No único teste de pré-temporada em que todos os carros estiveram presentes, o campeão da Indy Lights de 2019 terminou o segundo dia na sétima posição.

´
Rinus VeeKay (#21 Ed Carpenter Racing)
O grande adversário de Askew na luta pelo título da Indy Lights na temporada passada, VeeKay ganhou seis corridas em 2019, incluindo três das últimas quatro. Ao contrário da maioria dos outros pilotos europeus, o holandês decidiu concentrar-se muito cedo em chegar à IndyCar, sendo outro produto dos campeonatos de promoção. O rookie mais jovem de 2020, VeeKay substitui Spencer Pigot na Ed Carpenter Racing, equipa para a qual testou pela primeira vez no ano passado.


Alex Palou (#55 Dale Coyne Racing with Team Goh)
O único piloto na grelha que nunca disputou uma corrida numa oval, Palou é sem dúvida o rookie mais experiente na IndyCar em 2020. Apesar de ter a mesma idade de Askew, o espanhol já passou pela GP3, pela Fórmula 3 e pela Fórmula 2, antes de se ter mudado definitivamente para o Japão. Foi no país do sol nascente que Palou impressionou, tendo lutado pelo título no ano passado na Super Formula, o incrivelmente competitivo campeonato de monolugares do Japão. A sua passagem pelo Japão também incluiu várias corridas no Super GT com o Team Goh, uma equipa japonesa que formou uma parceria com a Dale Coyne Racing para inscrever o #55.


Dalton Kellett (#14 AJ Foyt Racing)
Depois de quatro épocas na Indy Lights sem grandes resultados de relevo, Kellett vai disputar um programa parcial no #14 da equipa de AJ Foyt, partilhando o carro com Tony Kanaan e Sébastien Bourdais. Antes de a pandemia de Covid-19 ter causado enormes alterações ao calendário, Kellett tinha assegurado um programa de oito corridas em circuitos convencionais e citadinos, para além das 500 Milhas de Indianápolis num terceiro carro. No entanto, o cancelamento de várias corridas pode ter mudado os planos da equipa. Tony Kanaan irá estar ao volante do #14 no Texas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...