Toyota alcança a 500ª vitória na NASCAR

A vitória de Brandon Jones no fim de semana passado em Phoenix na Xfinity Series foi o 500º triunfo da Toyota na NASCAR.

A vitória de Brandon Jones na corrida da Xfinity Series em Phoenix foi motivo de muita atenção mediática, uma vez que o piloto da Joe Gibbs Racing conseguiu derrotar Kyle Busch. No entanto, o triunfo de Jones também foi significativo a nível estatístico, visto que deu à Toyota a sua 500ª vitória na NASCAR, 16 anos depois da estreia da marca japonesa.

A Toyota entrou na NASCAR em 2004 devido à grande importância do mercado americano para a marca nipónica. No entanto, uma parte dos adeptos da NASCAR nunca concordaram com a sua presença na NASCAR, visto que a Toyota tornou-se na primeira marca estrangeira desde a década de 1950 a competir num desporto onde o patriotismo é uma das suas características mais fortes. Os veículos japoneses iniciaram a sua aventura na NASCAR na Truck Series, conquistando a sua primeira vitória no Michigan com Travis Kvapil. A Toyota manteve-se apenas na Truck Series nos dois anos seguintes, conquistando o seu primeiro título em 2006 com Todd Bodine.

No entanto, a Toyota decidiu expandir a sua presença em 2007, entrando na Xfinity Series (na altura com o nome Busch Series) e na Cup Series, o escalão principal da NASCAR. Se a marca japonesa ganhou duas corridas na Busch Series com Jason Leffler e David Reutimann, o primeiro ano na Cup Series foi mais complicado, uma vez que todos os Toyota estavam entregues a equipas que não lutavam regularmente pelas vitórias. Contudo, essa situação mudou em 2008 quando a Joe Gibbs Racing, uma das equipas de topo da NASCAR, decidiu trocar a Chevrolet pela Toyota, atraída pelo facto de poder ser a prioridade da marca japonesa, algo que não acontecia quando a equipa usava os Chevrolet. Kyle Busch deu a primeira vitória à Toyota no escalão principal da NASCAR ao vencer em Atlanta.

Desde então, Busch tem sido o porta-estandarte da Toyota, conquistando o primeiro título na Xfinity Series em 2009 e o tão aguardado primeiro campeonato na Cup Series em 2015 (e o terceiro no ano passado).


Para além disso, o mais novo dos irmãos Busch conquistou 188 das 500 vitórias da Toyota e fundou a sua própria equipa na Truck Series com o apoio da marca nipónica. Desde a sua estreia em 2010, a Kyle Busch Motorsports já conquistou dois títulos de pilotos (Erik Jones em 2015 e Christopher Bell em 2017) e inúmeras vitórias.

No entanto, Busch não é o único piloto que alcançou grandes feitos ao volante de um Toyota. Martin Truex Jr deu o segundo título na Cup Series à marca japonesa em 2017 com a Furniture Row Racing e Denny Hamlin venceu a primeira Daytona 500 da Toyota em 2016, tendo ganho a "Great American Race" mais duas vezes. 

48 pilotos já venceram pelo menos uma corrida nos três principais campeonatos da NASCAR aos comandos de um Toyota, com a Joe Gibbs Racing a ser a equipa com mais vitórias (277). A marca japonesa já ganhou 192 corridas na Truck Series, 164 na Xfinity Series e 144 na Cup Series.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...