Tony Stewart vai disputar a primeira corrida da NASCAR no traçado convencional de Indianápolis, pilotando um Ford da Stewart-Haas na prova da Xfinity Series.
NEWS: @TonyStewart will compete in the #NASCAR Xfinity Series race July 4 at @IMS in a Ford Mustang from #SHRacing.Details: https://t.co/h0ZrmvIbwO#AlwaysRac14g
— Stewart-Haas Racing (@StewartHaasRcng) March 4, 2020
O tricampeão da Cup Series (em 2002, 2005 e 2011) e co-proprietário da Stewart-Haas vai assim regressar à NASCAR, realizando a sua primeira corrida num dos três campeonatos principais desde que se retirou em 2016. Stewart não deixou de competir, participando em muitas provas de sprint cars, ao mesmo tempo que desempenha o seu papel na equipa com a qual foi campeão da Cup Series em 2011. No comunicado onde a equipa anunciou a notícia, Stewart referiu que o cada vez maior número de traçados convencionais (destacando a ROVAL em Charlotte) despertou o seu interesse, que aumentou depois de ter feito algumas voltas ao volante de um dos carros da equipa (equipado para ter mais de um lugar) no Circuit of the Americas com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, pilotos da Haas na Fórmula 1.
A decisão de mudar a corrida da Xfinity Series da oval para o traçado convencional terá criado a situação ideal para o regresso de Stewart, não só devido ao facto de ter sido um dos melhores pilotos em traçados convencionais durante a sua carreira na NASCAR (tendo vencido oito corridas neste tipo de circuito), mas também por ser uma oportunidade para voltar a correr em Indianápolis, uma vez que nasceu no estado do Indiana.
A decisão de mudar a corrida da Xfinity Series da oval para o traçado convencional terá criado a situação ideal para o regresso de Stewart, não só devido ao facto de ter sido um dos melhores pilotos em traçados convencionais durante a sua carreira na NASCAR (tendo vencido oito corridas neste tipo de circuito), mas também por ser uma oportunidade para voltar a correr em Indianápolis, uma vez que nasceu no estado do Indiana.
Famoso pela sua determinação ao volante e pela sua frontalidade, Stewart foi um dos melhores pilotos da NASCAR na década de 2000. Depois de ter iniciado a sua carreira nos monolugares (onde foi campeão da IRL em 1997), o piloto do Indiana fez a sua primeira temporada na Cup Series em 1999, vencendo três corridas no seu ano de estreia com a Joe Gibbs Racing. Stewart conquistou o seu primeiro título em 2002, repetindo o mesmo feito em 2005.
No entanto, a mudança da equipa de Joe Gibbs para a Toyota fez com que Stewart mudasse para a Haas CNC Racing, uma equipa Chevrolet e que estava disposta a deixar o piloto tornar-se num dos proprietários. Stewart trocou assim o #20 pelo #14 e passou a competir pela renomeada Stewart-Haas Racing, conquistando o seu terceiro titulo em 2011 depois de uma fase final do campeonato extraordinária e tornando-se no primeiro piloto a vencer o campeonato com a sua própria equipa desde Alan Kulwicki. As temporadas seguintes não tiveram o mesmo sucesso e Stewart retirou-se em 2016 com 49 vitórias no escalão principal da NASCAR.
No entanto, a mudança da equipa de Joe Gibbs para a Toyota fez com que Stewart mudasse para a Haas CNC Racing, uma equipa Chevrolet e que estava disposta a deixar o piloto tornar-se num dos proprietários. Stewart trocou assim o #20 pelo #14 e passou a competir pela renomeada Stewart-Haas Racing, conquistando o seu terceiro titulo em 2011 depois de uma fase final do campeonato extraordinária e tornando-se no primeiro piloto a vencer o campeonato com a sua própria equipa desde Alan Kulwicki. As temporadas seguintes não tiveram o mesmo sucesso e Stewart retirou-se em 2016 com 49 vitórias no escalão principal da NASCAR.
Erik Jones junta-se a Larson e a Elliott no Kyle Busch Challenge
This will be pretty fun, these guys are racers to the core, can’t wait for it! https://t.co/gpbN2FeYSw— Erik Jones (@Erik_Jones) March 3, 2020
Erik Jones foi o terceiro piloto a anunciar que irá tentar ganhar a recompensa de 100 mil dólares por derrotar Kyle Busch na Truck Series. Depois de Kyle Larson e Chase Elliott já terem confirmado a sua presença em Atlanta (Elliott), em Homestead (Larson) e no Kansas (Elliott), Erik Jones irá juntar-se ao piloto da Ganassi em Homestead, ao volante de um veículo inscrito por Billy Ballew e James Finch, dois antigos donos de equipa nas várias categorias da NASCAR.
O Kyle Busch Challenge nasceu na sequência da sua vitória na corrida da Truck Series em Las Vegas. O domínio de Busch aumentou a sua série de vitórias consecutivas no campeonato para sete e gerou muitas críticas nas redes sociais. Kevin Harvick saiu em defesa do campeão em título da Cup Series e ofereceu uma recompensa de 50 mil dólares ao primeiro piloto a tempo inteiro da Cup Series que conseguir bater Busch numa prova da Truck Series. Marcus Lemonis, CEO da empresa que patrocina o campeonato, ofereceu a mesma quantia, estando em cima da mesa uma recompensa de 100 mil dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário