Depois de muita especulação, a Mazda confirmou a sua separação com a Joest Racing, com a Multimatic a assumir o controlo do programa da marca japonesa.
We will be proud to do so when the time comes for racing to resume. https://t.co/HRWCnhfMJS— Multimatic (@Multimatic) March 19, 2020
O contrato da Mazda com a conceituada equipa germânica terminou em março, mês que marca o fim do ano financeiro japonês. Apesar da melhoria dos resultados da Mazda nos últimos dois anos e do historial incrível da Joest nas corridas de endurance, a marca japonesa optou por não renovar o contrato com a equipa que gere o seu programa no IMSA WeatherTech SportsCar Championship desde o verão de 2017. De acordo com os rumores, essa decisão deve-se à existência de alguns desentendimentos entre a equipa alemã e a administração da Mazda, que acredita que a maior influência da Multimatic nas últimas corridas foi a maior razão para a sua melhoria de forma na segunda metade da época de 2019.
Por isso, a partir de Detroit, que deverá ser a próxima corrida do campeonato, o programa da Mazda ficará a ser conhecido como "Mazda Motorsports" e será gerido pela Multimatic, a empresa canadiana que esteve envolvida no desenvolvimento do Mazda RT24-P. Apesar da troca da Joest pela Multimatic, o alinhamento de pilotos da marca japonesa não vai mudar. Harry Tincknell e Jonathan Bomarito vão continuar a ser a dupla do #55, enquanto Oliver Jarvis e Tristan Nuñez manter-se-ão no #77. Ryan Hunter-Reay e Olivier Pla continuarão a ser os terceiros pilotos nas corridas do Michelin Endurance Cup.
A Mazda tem um longo historial nas corridas de endurance na América do Norte e foi uma das três marcas que construiu um carro para o início da regulamentação DPi em 2017, em associação com a SpeedSource. No entanto, a primeira metade de 2017 foi marcada por problemas de fiabilidade, que convenceram a Mazda a trocar a equipa americana pela Joest Racing. A lendária equipa alemã, que venceu várias vezes as 24 Horas de Le Mans, tomou o controlo do programa da Mazda. A marca japonesa faltou à segunda metade da temporada de 2017, mas demonstrou grande velocidade em 2018, apesar de ainda ter dificuldades nas provas de longa duração. A tão esperada primeira vitória surgiu nas 6 Horas de Watkins Glen em 2019, sendo seguida por mais dois triunfos em Mosport e em Road America. Na única prova realizada este ano, a equipa conseguiu um segundo lugar nas 24 Horas de Daytona, na primeira vez que terminou a famosa corrida da Florida.
Sem comentários:
Enviar um comentário