Matt Kenseth: outros pilotos que regressaram à NASCAR depois de se terem retirado

O próximo domingo marca não só o regresso à competição da NASCAR, mas também o de Matt Kenseth.

Após de mais de um ano de ausência, o campeão da Cup Series de 2003 vai regressar à competição, substituindo Kyle Larson no #42 da Chip Ganassi Racing depois de o vencedor da corrida de Dover em 2019 ter sido despedido por ter proferido um insulto racista no evento virtual "Monza Madness". Apesar de o anúncio do regresso de Kenseth ter sido bastante surpreendente, não é a primeira vez que um piloto que já se tinha retirado volta à competição, quer para realizar apenas uma corrida ou para um período de maior duração. A lista que se segue contém alguns dos pilotos mais famosos que regressaram à NASCAR no século XXI, não incluindo participações isoladas na Daytona 500.


Greg Biffle

Campeão da Truck Series em 2000 e da Xfinity Series em 2002, Biffle ganhou 16 corridas na Cup Series entre 2003 e 2016, o último ano em que competiu na NASCAR a tempo inteiro. No entanto, o vice-campeão do escalão principal em 2005 regressou no ano passado para participar numa das corridas da Truck Series no Texas com a Kyle Busch Motorsports, ganhando a sua primeira corrida na NASCAR depois de dois anos e meio de ausência.


Matt Kenseth

A corrida no domingo não vai ser a primeira que marca o regresso do campeão de 2003 à competição, uma vez que Kenseth já tinha voltado à NASCAR por uma vez. Numa carreira dividida entre a Roush e a Joe Gibbs, Kenseth venceu 39 corridas (incluindo a Daytona 500 em 2009 e em 2012), tendo anunciado que se iria retirar no fim de 2017 quando perdeu o seu lugar para Erik Jones. No entanto, Kenseth regressou em part-time à Roush em 2018, disputando 15 provas no #6, acabando a corrida em Homestead no sexto lugar.



Dale Earnhardt Jr

15 vezes vencedor do prémio de piloto mais popular da Cup Series, Dale Earnhardt jr retirou-se da competição a tempo inteiro no final de 2017, numa carreira que incluiu 26 vitórias no escalão máximo da NASCAR, duas delas nas 500 Milhas de Daytona. Contudo, Earnhardt Jr tem participado numa corrida da Xfinity Series por ano, terminando a prova de Richmond em 2018 no quarto lugar (depois de ter liderado 96 voltas) e a de Darlington no ano passado na quinta posição. O dono da JR Motorsports deveria ter participado na corrida em Homestead, mas essa foi uma das provas adiadas devido à pandemia de Covid-19.


Bill Elliott

Campeão da Cup Series em 1988, Elliott deixou de competir a tempo inteiro em 2003, apesar de ter disputado programas parciais até 2012. Vencedor de 44 corridas na Cup Series, o pai de Chase Elliott regressou à competição com 62 anos para participar na corrida da Xfinity Series em Road America em 2018, terminado a prova no 20º lugar.


Jeff Gordon

93 vitórias depois, o tetracampeão da Cup Series (em 1995, 1997, 1998 e 2001) retirou-se no final da temporada de 2015 como o terceiro piloto com mais vitórias no escalão principal da NASCAR. No entanto, Gordon regressou à Hendrick Motorsports em 2016 para substituir Dale Earnhardt Jr no #88, uma vez que o duas vezes vencedor da Daytona 500 estava a recuperar dos efeitos de uma concussão. Gordon participou em oito corridas, com o seu melhor resultado a ser um sexto lugar em Martinsville.


Mark Martin

Considerado por muitos como o melhor piloto que nunca ganhou um campeonato na NASCAR, Mark Martin é mais conhecido por ter pilotado o #6 da Roush entre 1988 e 2006, tendo já anunciado a sua reforma em 2005, antes de ter sido persuadido a continuar mais uma temporada com a equipa. No entanto, Martin continuou a disputar programas parciais com várias equipas nos dois anos seguintes, tendo depois realizado três temporadas completas com a Hendrick, que incluíram o seu quinto vice-campeonato em 2009. Martin retirou-se finalmente em 2013, depois de ter feito mais de metade das  corridas nas suas duas últimas épocas.


Terry Labonte

O campeão da Cup Series em 1984 e 1996 tinha anunciado que a temporada de 2004 seria a sua última a tempo inteiro e que iria disputar apenas programas parciais nos dois anos seguintes. No entanto, o irmão mais velho de Bobby Labonte ainda participou em várias corridas por ano entre 2007 e 2014, nunca terminando dentro do top dez.


Ricky Rudd

O piloto com mais corridas na era moderna da Cup Series, Rudd retirou-se pela primeira vez no final da temporada de 2005, numa carreira que incluiu 23 vitórias e um vice-campeonato (em 1991). Apesar disso, Rudd regressou em 2007 para disputar quase todas as corridas da época no #88 da Robert Yates Racing. O seu sétimo lugar na Coca-Cola 600 foi o seu único resultado no top dez.


Darrell Waltrip

Vencedor de 84 corridas na Cup Series e campeão em 1981, 1982 e 1985, Waltrip retirou-se em 2000, antes de iniciar um longo período como comentador na FOX. Contudo, Waltrip ainda esteve presente em algumas corridas da Xfinity e da Truck Series na primeira metade da década passada, com o seu melhor resultado a ser um sexto lugar na prova da Truck Series no Indianapolis Raceway Park em 2002.

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