Nick Tandy venceu a corrida do campeonato virtual do IMSA em Road America, tornando-se no primeiro piloto ao volante de outro carro sem ser um BMW a triunfar.
#IMSA - Victory for the No. 911 #Porsche #911RSR in the fourth round of @IMSA @iRacing Pro Series. Works driver @NickTandyR took P1 @roadamerica. Back luck for #PorscheJunior @AyhancanGuven who lost P2 after contact in the final 15 minutes pic.twitter.com/byRsTXLIJT— Porsche Motorsport (@PorscheRaces) May 14, 2020
O piloto do Porsche #911 partiu no segundo lugar, tendo passado toda a primeira metade da corrida de noventa minutos nessa posição, atrás de Rodrigo Pflucker, que tinha feito a pole position. Tandy manteve-se sempre perto do campeão do IMSA Prototype Challenge, ao mesmo tempo que era perseguido pelo seu colega de equipa Ayhancan Güven. No entanto, os dois Porsche assumiram a liderança depois da sequência de paragens, com Tandy e Güven a chegarem ao competition caution em primeiro e segundo. Os dois pilotos da marca germânica voltaram a afastar-se da concorrência após o recomeço, com Tandy em primeiro mas com Güven a pressionar o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2015.
Contudo, o duelo entre os dois nunca chegou a acontecer, uma vez que, a vinte minutos do fim, Matt Griffin fez um pião à frente dos dois líderes, tendo sido abalroado por Güven quando voltava à pista, o que causou muitos danos no carro do piloto turco. Este incidente deixou Tandy confortável na frente, com o britânico a cortar a meta com quase três segundos de vantagem para Bruno Spengler, que acabou em segundo.
Contudo, o duelo entre os dois nunca chegou a acontecer, uma vez que, a vinte minutos do fim, Matt Griffin fez um pião à frente dos dois líderes, tendo sido abalroado por Güven quando voltava à pista, o que causou muitos danos no carro do piloto turco. Este incidente deixou Tandy confortável na frente, com o britânico a cortar a meta com quase três segundos de vantagem para Bruno Spengler, que acabou em segundo.
Ao contrário das corridas anteriores, em que esteve sempre nas posições cimeiras, Spengler passou a primeira metade da prova fora do top cinco, juntamente com os outros BMW. Contudo, o piloto canadiano ganhou muitos lugares no ciclo de paragens nas boxes, visto que trocou apenas dois pneus enquanto a maioria dos seus adversários optou por mudar os quatro. Essa opção estratégica fez com que o campeão do DTM de 2012 recomeçasse a corrida em terceiro, tendo depois ganho uma posição com o acidente de Güven. Philipp Eng terminou a corrida em terceiro, assegurando a presença de dois pilotos da Baviera no pódio. No entanto, o austríaco também beneficiou de acidentes à sua frente para ganhar lugares perto do fim, aproveitando um desentendimento entre Richard Heistand e John Edwards. Shinya Michimi acabou em quarto, à frente de Edwards que, tal como Spengler, também só tinha trocado dois pneus na sua paragem nas boxes.
Depois de ter feito a pole position e de ter liderado todas as voltas até à sua ida às boxes, Pflucker perdeu várias posições no ciclo de paragens, tendo depois sofrido um toque de Eng na parte final da prova, terminando apenas em 14º.
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