O IMSA e o ACO revelaram finalmente mais detalhes sobre a nova categoria comum que irá entrar em vigor em 2022.
LMDh Draft Technical Regulations Released— IMSA (@IMSA) May 7, 2020
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Depois de terem assinado um acordo de convergência no fim de semana das 24 Horas de Daytona, o IMSA e o ACO divulgaram mais pormenores sobre a categoria que vai substituir os DPi no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e cujos carros poderão também competir na classe principal do Campeonato do Mundo de Endurance em 2022, beneficiando de um Balance of Performance que vai equilibrar o seu andamento com o dos Hypercar.
Como já tinha sido anunciado em janeiro, os carros da classe LMDh vão ser baseados nos LMP2 construídos pelos atuais fabricantes - a Dallara, a Ligier, a Oreca e a Multimatic - e as suas silhuetas poderão mudar de acordo com a vontade do construtor que irá fornecer o motor do carro. No entanto, foi anunciado que só construtores tradicionais é que vão poder homologar um LMDh. Os carros da nova categoria terão 670 cavalos e um peso mínimo de 1030 kg, com menos 80 cavalos do que os Hypercar, mas também com menos 70 kg. Os LMDh terão um sistema híbrido comum de tração traseira, ao contrário dos Hypercar, que podem ter um sistema híbrido em cada eixo. O período de homologação mínimo será de cinco anos.
O IMSA também anunciou que os Hypercar deverão poder participar no WeatherTech SportsCar Chmapionship quando for possível comparar o andamento das duas classes nas pistas da América do Norte.
A adoção desta plataforma comum irá permitir aos carros que lutam pela vitória nas grandes corridas de resistência dos Estados Unidos, como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, fazer o mesmo nas 24 Horas de Le Mans e nas outras provas do Mundial de Endurance.
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