As Indy 500 da última década: Parte 2 (2015-2019)

No fim de semana que deveria receber a 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, recordar as fantásticas corridas da última década parece ser a melhor opção para esquecer o adiamento da prova.

Agora prevista para o dia 23 de agosto, 2020 marca o primeiro ano desde 1946 que a maior corrida do mundo não se vai disputar no fim de semana do Memorial Day. No entanto, uma das formas de preencher o vazio deixado pela ausência da prova no seu fim de semana tradicional no fim de maio é recordar algumas das corridas mais recentes em Indianápolis.

Apesar de a corrida do Indiana ter tido muitos períodos dourados ao longo da sua história, a última década é certamente uma época que ficará na memória de todos durante muito tempo, uma vez que ficou marcada por corridas verdadeiramente entusiasmantes cujos vencedores só foram decididos nas últimas voltas.



2015: Juan Pablo Montoya vence pela segunda vez

15 anos depois do seu primeiro triunfo, Montoya venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez em 2015, naquela que foi a primeira vitória da Penske desde 2009. O piloto colombiano chegou à primeira posição pela última vez a quatro voltas do fim, ultrapassando o seu colega de equipa Will Power. A 99ª edição da corrida ficou marcada pelo grave acidente de James Hinchcliffe numa das sessões de treinos, que forçou o piloto canadiano a falhar a prova e as restantes corridas da temporada.




2016: Alexander Rossi vence a 100ª edição da corrida

No seu primeiro ano na IndyCar, Alexander Rossi obteve a maior vitória da sua carreira ao vencer a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Ao contrário das provas anteriores, que tinham todas culminado em lutas pela vitória entre vários pilotos nas últimas voltas, a prova de 2016 teve um vencedor que apostou na poupança de combustível para ganhar. Rossi assumiu a liderança na 197ª volta e conseguiu cortar a linha de meta, ficando sem gasolina antes de chegar ao victory lane. Carlos Muñoz voltou a acabar em segundo, à frente de Josef Newgarden.




2017: Takuma Sato bate Helio Castroneves 

Depois de ter estado perto de ganhar em 2012, Sato tornou-se no primeiro piloto asiático a vencer em Indianápolis, depois de um excelente duelo com Hélio Castroneves nas últimas voltas. Pela segunda vez em quatro anos, o piloto da Penske perdeu por uma unha negra (desta vez por duas décimas de segundo) e não conseguiu a quarta vitória que lhe permitiria igualar Foyt, Mears e Unser como recordista de triunfos. A edição de 2017 ficou marcada por dois enormes acidentes: Sébastien Bourdais embateu violentamente no muro na qualificação e Scott Dixon levantou voo durante a corrida depois de um toque em Jay Howard. A presença de Fernando Alonso, bicampeão do mundo de Fórmula 1, foi o grande destaque deste mês de maio, com o espanhol a abandonar depois de liderar 27 voltas.




2018: Will Power estreia-se a vencer em Indianápolis

Após ter vencido o Grande Prémio de Indianápolis no traçado convencional, o campeão de 2014 venceu a Indy 500 pela primeira vez, terminando à frente de Ed Carpenter, que tinha feito a pole position, e de Scott Dixon. Numa corrida menos animada do que nos anos anteriores, Power passou a maior parte da corrida na frente, assumindo a liderança pela última vez a cinco voltas do fim quando Stefan Wilson teve de parar para reabastecer, depois de ter tentado poupar gasolina suficiente para terminar sem ir às boxes.




2019: Simon Pagenaud vs Alexander Rossi

Simon Pagenaud repetiu o feito do seu colega de equipa Will Power ao vencer o Grande Prémio de Indianápolis e a Indy 500 no mesmo ano, mas teve de trabalhar mais do que o australiano nas últimas voltas da 103ª edição da maior corrida do mundo. Apesar de ter partido da pole position e de ter liderado mais de metade da corrida, o francês teve de lutar pela vitória com Alexander Rossi na parte final, ultrapassando o vencedor de 2016 na penúltima volta. Num dos momentos mais surpreendentes dos últimos anos, Fernando Alonso não conseguiu qualificar-se para a corrida, sendo eliminado no bump day.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...