No fim de semana que deveria receber a 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, recordar as fantásticas corridas da última década parece ser a melhor opção para esquecer o adiamento da prova.
Agora prevista para o dia 23 de agosto, 2020 marca o primeiro ano desde 1946 que a maior corrida do mundo não se vai disputar no fim de semana do Memorial Day. No entanto, uma das formas de preencher o vazio deixado pela ausência da prova no seu fim de semana tradicional no fim de maio é recordar algumas das corridas mais recentes em Indianápolis.
Apesar de a corrida do Indiana ter tido muitos períodos dourados ao longo da sua história, a última década é certamente uma época que ficará na memória de todos durante muito tempo, uma vez que ficou marcada por corridas verdadeiramente entusiasmantes cujos vencedores só foram decididos nas últimas voltas.
Apesar de a corrida do Indiana ter tido muitos períodos dourados ao longo da sua história, a última década é certamente uma época que ficará na memória de todos durante muito tempo, uma vez que ficou marcada por corridas verdadeiramente entusiasmantes cujos vencedores só foram decididos nas últimas voltas.
2015: Juan Pablo Montoya vence pela segunda vez
15 anos depois do seu primeiro triunfo, Montoya venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez em 2015, naquela que foi a primeira vitória da Penske desde 2009. O piloto colombiano chegou à primeira posição pela última vez a quatro voltas do fim, ultrapassando o seu colega de equipa Will Power. A 99ª edição da corrida ficou marcada pelo grave acidente de James Hinchcliffe numa das sessões de treinos, que forçou o piloto canadiano a falhar a prova e as restantes corridas da temporada.
2016: Alexander Rossi vence a 100ª edição da corrida
No seu primeiro ano na IndyCar, Alexander Rossi obteve a maior vitória da sua carreira ao vencer a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Ao contrário das provas anteriores, que tinham todas culminado em lutas pela vitória entre vários pilotos nas últimas voltas, a prova de 2016 teve um vencedor que apostou na poupança de combustível para ganhar. Rossi assumiu a liderança na 197ª volta e conseguiu cortar a linha de meta, ficando sem gasolina antes de chegar ao victory lane. Carlos Muñoz voltou a acabar em segundo, à frente de Josef Newgarden.
2017: Takuma Sato bate Helio Castroneves
Depois de ter estado perto de ganhar em 2012, Sato tornou-se no primeiro piloto asiático a vencer em Indianápolis, depois de um excelente duelo com Hélio Castroneves nas últimas voltas. Pela segunda vez em quatro anos, o piloto da Penske perdeu por uma unha negra (desta vez por duas décimas de segundo) e não conseguiu a quarta vitória que lhe permitiria igualar Foyt, Mears e Unser como recordista de triunfos. A edição de 2017 ficou marcada por dois enormes acidentes: Sébastien Bourdais embateu violentamente no muro na qualificação e Scott Dixon levantou voo durante a corrida depois de um toque em Jay Howard. A presença de Fernando Alonso, bicampeão do mundo de Fórmula 1, foi o grande destaque deste mês de maio, com o espanhol a abandonar depois de liderar 27 voltas.
2018: Will Power estreia-se a vencer em Indianápolis
Após ter vencido o Grande Prémio de Indianápolis no traçado convencional, o campeão de 2014 venceu a Indy 500 pela primeira vez, terminando à frente de Ed Carpenter, que tinha feito a pole position, e de Scott Dixon. Numa corrida menos animada do que nos anos anteriores, Power passou a maior parte da corrida na frente, assumindo a liderança pela última vez a cinco voltas do fim quando Stefan Wilson teve de parar para reabastecer, depois de ter tentado poupar gasolina suficiente para terminar sem ir às boxes.
2019: Simon Pagenaud vs Alexander Rossi
Simon Pagenaud repetiu o feito do seu colega de equipa Will Power ao vencer o Grande Prémio de Indianápolis e a Indy 500 no mesmo ano, mas teve de trabalhar mais do que o australiano nas últimas voltas da 103ª edição da maior corrida do mundo. Apesar de ter partido da pole position e de ter liderado mais de metade da corrida, o francês teve de lutar pela vitória com Alexander Rossi na parte final, ultrapassando o vencedor de 2016 na penúltima volta. Num dos momentos mais surpreendentes dos últimos anos, Fernando Alonso não conseguiu qualificar-se para a corrida, sendo eliminado no bump day.
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