No fim de semana que deveria receber a 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, recordar as fantásticas corridas da última década parece ser a melhor opção para esquecer o adiamento da prova.
Agora prevista para o dia 23 de agosto, 2020 marca o primeiro ano desde 1946 que a maior corrida do mundo não se vai disputar no fim de semana do Memorial Day. No entanto, uma das formas de preencher o vazio deixado pela ausência da prova no seu fim de semana tradicional no fim de maio é recordar algumas das corridas mais recentes em Indianápolis.
Apesar de a corrida do Indiana ter tido muitos períodos dourados ao longo da sua história, a última década ficará para sempre na memória de todos, uma vez que ficou marcada por corridas verdadeiramente entusiasmantes cujos vencedores só foram decididos nas últimas voltas.
Apesar de a corrida do Indiana ter tido muitos períodos dourados ao longo da sua história, a última década ficará para sempre na memória de todos, uma vez que ficou marcada por corridas verdadeiramente entusiasmantes cujos vencedores só foram decididos nas últimas voltas.
2010: Dario Franchitti vence pela segunda vez
No ano em que conquistou o seu terceiro campeonato de IndyCar, Dario Franchitti dominou as 500 Milhas de Indianápolis, liderando 155 das 200 voltas à oval do Indiana. Num final emocionante em que vários pilotos estavam a tentar poupar gasolina suficiente para chegar ao fim, o piloto escocês terminou à frente de Dan Wheldon e de Marco Andretti, enquanto Hélio Castroneves, que tinha feito a pole position, acabou apenas no nono lugar. No entanto, a primeira corrida da década ficou marcada por um enorme acidente na última volta, quando Mike Conway não conseguiu evitar o carro de Ryan Hunter-Reay, que tinha abrandado ao ficar sem combustível.
2011: Dan Wheldon herda a vitória na última curva
100 anos depois da primeira edição, a corrida de 2011 proporcionou um dos finais mais dramáticos da história da prova. Com muitos pilotos a tentar poupar combustível suficiente para chegar ao fim, o rookie J.R. Hildebrand tinha assumido a liderança a duas voltas da bandeira de xadrez e parecia ter tudo para ganhar a corrida. No entanto, ao tentar dobrar Charlie Kimball na última curva da última volta, o piloto da Panther Racing saiu demasiado largo e bateu no muro, sendo ultrapassado por Dan Wheldon na reta da meta. Hildebrand ainda terminou em segundo, mas não conseguiu impedir o inglês de vencer pela segunda vez em Indianápolis. A vitória de Wheldon atingiu contornos ainda mais especiais depois de o campeão de IndyCar de 2005 ter falecido num acidente em Las Vegas no final da temporada.
2012: Franchitti bate Takuma Sato e Scott Dixon num final emocionante
Na primeira edição com o Dallara DW12, Dario Franchitti venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela terceira vez na sua carreira e pela segunda vez em apenas dois anos, terminando à frente de Scott Dixon numa dobradinha da Chip Ganassi Racing. Contudo, o final da prova foi marcado por uma excelente batalha entre os dois companheiros de equipa e Takuma Sato, que se despistou no início da última volta ao tentar ultrapassar Franchitti. No entanto, o escocês também teve de enfrentar alguma adversidade ao longo da prova, uma vez que fez um pião na via das boxes na fase inicial da corrida, que o tinha relegado para as últimas posições.
2013: Tony Kanaan ganha finalmente em Indianápolis
Num dos triunfos mais populares de sempre, Tony Kannan obteve a sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Depois de muito azar nas suas primeiras participações, o piloto brasileiro venceu na sua 12ª presença no evento, ultrapassando Ryan Hunter-Reay num recomeço a três voltas do fim. O piloto da Andretti Autosport acabaria por terminar em terceiro, atrás de um surpreendente Carlos Muñoz, que estava a disputar a sua primeira prova ao volante de um IndyCar. A corrida de 2013 tem ainda o recorde de mais mudanças de líder, com 68 ultrapassagens na luta pelo primeiro lugar.
2014: Ryan Hunter-Reay derrota Hélio Castroneves num final de cortar a respiração
Depois de uma bandeira vermelha de cerca de dez minutos, Hunter-Reay e Castroneves trocaram a liderança constantemente nas últimas seis voltas, com o maior destaque a ir para a brilhante ultrapassagem de Hunter-Reay na reta interior a quatro voltas do fim. O piloto da Andretti Autosport acabaria por bater Castroneves por apenas 0,060 segundos, no segundo final mais apertado da história. O primeiro piloto a tentar correr a Indy 500 e a Coca-Cola 600 (na NASCAR) no mesmo dia desde 2004, Kurt Busch foi o melhor rookie e terminou em sexto.
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