Regresso da NASCAR: o que aconteceu na Cup Series até agora

Mais de dois meses depois da última corrida em Phoenix, as equipas e pilotos da Cup Series regressam à competição hoje em Darlington.



Apesar de terem sido realizadas apenas quatro corridas (uma amostra muito pequena para retirar conclusões definitivas), a pouca ação em pista em 2020 foi marcada por algumas características que definiram o início da temporada, com as mais óbvias a serem a subida de rendimento da Hendrick Motorsports e a aparente afirmação de Ryan Blaney, que poderia ter ganho qualquer uma das três primeiras provas do ano se não tivesse sido atingido pelo azar. No entanto, a pandemia de Covid-19 impediu a realização das corridas nas últimas semanas, interrompendo a época pouco depois do seu início. Por isso, importa recordar o que aconteceu nas poucas corridas que se disputaram até agora.


Depois de Erik Jones ter ganho um  Clash em que só terminaram seis carros, Joey Logano e William Byron triunfaram nos duelos. No entanto, nenhum deles acabou a 62ª edição das 500 Milhas de Daytona, que foi adiada para segunda-feira depois de a chuva ter interrompido a prova pouco depois do início no domingo. Depois de vários acidentes perto do fim, Denny Hamlin ultrapassou Ryan Blaney na reta da meta na última volta, beneficiando de um toque do piloto da Penske em Ryan Newman. Hamlin venceu a Daytona 500 pela terceira vez na sua carreira, enquanto Newman protagonizou um enorme acidente, capotando e sendo depois atingido a alta velocidade pelo carro de Corey LaJoie. Miraculosamente, o piloto da Roush saiu do hospital dois dias depois.




Joey Logano beneficiou de um caution tardio para vencer em Las Vegas. Ao contrário de Ryan Blaney e de Alex Bowman, que eram os dois primeiros à entrada das últimas cinco voltas, Logano escolheu ficar em pista em vez de colocar pneus novos. Essa acabou por ser a decisão correta, uma vez que Blaney e Bowman recomeçaram a corrida fora dos dez primeiros e Logano nunca foi incomodado por Matt DiBenedetto e Ricky Stenhouse Jr, que terminaram em segundo e terceiro. Antes disso, Chase Elliott tinha vencido a primeira e a segunda fase da corrida, mas um problema de pneus retirou o #9 da luta pela vitória.




Alex Bowman dominou a corrida na Califórnia, liderando mais de metade da prova para conquistar a segunda vitória da sua carreira. Bowman acabou à frente de Kyle Busch, que obteve o seu primeiro resultado no top dez na temporada. Kurt Busch, Chase Elliott e Brad Keselowski ocuparam as outras posições dentro dos cinco primeiros. Vencedor do segundo segmento, Ryan Blaney estava na segunda posição quando, a três voltas do fim, teve de parar com um pneu a desfazer-se.




Mesmo depois de sofrer uma penalização devido a irregularidades numa das suas paragens na boxe, Joey Logano tornou-se no primeiro (e único) piloto a vencer pela segunda vez em 2020, numa corrida com muitos cautions e com várias estratégias em confronto. O campeão de 2018 terminou à frente de Kevin Harvick e de Kyle Busch, apesar de Chase Elliott ter sido novamente o piloto com mais voltas na liderança. No entanto, o piloto da Hendrick teve de parar na boxe com uma roda mal apertada em condições de bandeira verde, perdendo muito tempo em relação aos seus adversários.




Vitórias:
  • 2: Joey Logano
  • 1: Denny Hamlin; Alex Bowman
Classificação do Campeonato:
  1. Kevin Harvick
  2. Joey Logano
  3. Chase Elliott
  4. Alex Bowman
  5. Jimmie Johnson
Voltas na Liderança:
  • Chase Elliott (186)
  • Kevin Harvick (159)
  • Joey Logano (120)
  • Brad Keselowski (118)
  • Alex Bowman (113)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...