Darlington na primavera: o regresso (temporário) de uma longa tradição da NASCAR

Uma das corridas mais aguardadas das últimas décadas, a The Real Heroes 400 retoma a longa tradição de corridas da NASCAR na pista da Carolina do Sul na Primavera.

A corrida de 400 milhas no domingo (e a de 500 quilómetros a meio da semana) marca o regresso da NASCAR depois de mais de dois meses de ausência devido à pandemia de Covid-19, sendo a primeira de quatro provas da Cup Series num espaço de duas semanas em Darlington e em Charlotte, escolhidas devido à proximidade geográfica em relação às instalações da maioria das equipas.

Darlington é mais conhecida por receber a "Southern 500", uma das jóias da coroa da NASCAR, sendo a única corrida da Cup Series no traçado da Carolina do Sul desde 2005. No entanto, tal como outras pistas no calendário, Darlington recebeu duas corridas do escalão principal da NASCAR por ano entre 1960 e 2004, com a "Southern 500" na sua data típica no fim de semana do Labor Day (primeira segunda de setembro) e uma corrida normalmente mais curta na primavera.

Esta tradição manteve-se até ao ano de 2003, uma vez que a "Southern 500" viu a sua data ser alterada para novembro (apesar de continuar a haver uma corrida no início da temporada). Contudo, essa foi a primeira de várias mudanças no calendário nos anos seguintes, antes de uma batalha jurídica entre as duas empresas que são as proprietárias da grande maioria das pistas usadas pela NASCAR excluir uma das provas em Darlington e retirar o nome "Southern 500" à outra. Por isso, entre 2005 e 2014, a pista da Carolina do Sul passou a receber apenas uma corrida de 500 milhas realizada na primavera (recuperando o nome original em 2009). Ou seja, apesar dos diferentes formatos, Darlington recebeu uma corrida da Cup Series na primavera entre 1960 e 2014, antes de a "Southern 500" ter regressado à sua data tradicional no Labor Day.

As corridas nesta estação do ano em Darlington produziram vários momentos memoráveis, como o incrível duelo pela vitória em 2003 entre Ricky Craven e Kurt Busch (cuja prova completa foi transmitida na quinta-feira pelo canal do YouTube da NASCAR) ou o triunfo de Darrell Waltrip sobre Richard Petty em 1979.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...