Simon Pagenaud ganha a primeira corrida em Iowa depois de partir em último

Apesar de ter partido em 23º, Simon Pagenaud beneficiou de uma estratégia acertada e de um caution oportuno para dar a primeira vitória do ano à Penske.

Fonte: Twitter/Team Penske
Depois de ser forçado a partir na última posição devido a uma problema mecânico que o impediu de fazer uma volta na qualificação, Pagenaud foi ganhando posições à medida que a corrida se desenrolava, estando já dentro do top dez depois do primeiro ciclo de paragens. No entanto, o momento que definiu a corrida do francês foi um caution provocado por um acidente do seu colega de equipa Will Power, cujo pneu esquerdo da parte da frente saiu depois de o australiano ter parado. 

Nesta altura, Pagenaud ainda não tinha feito a sua segunda paragem e era o líder, tendo aproveitado para parar em condições de bandeiras amarelas, enquanto Josef Newgarden, que tinha liderado 68 voltas, ficou com uma volta de atraso depois de já ter feito a sua segunda visita às boxes antes do caution.

Pagenaud recomeçou a corrida em terceiro, mas ultrapassou rapidamente Oliver Askew e Patricio O'Ward para assumir o primeiro lugar a 73 voltas do fim. Os dois pilotos da Arow McLaren SP também tinham sido beneficiados pelo caution, uma vez que tinham parado antes e já tinham voltado à volta do líder antes do acidente de Power. No entanto, os dois jovens pilotos tinham pneus em piores condições do que Pagenaud e tiveram de parar mais uma vez, enquanto o piloto francês conseguiu ir até ao fim para vencer pela primeira vez em 2020. 

O vencedor da Indy 500 do ano passado ainda teve de aguentar a pressão de Scott Dixon, que terminou em segundo depois de seguir a mesma estratégia de Pagenaud. O piloto da Ganassi foi o mais beneficiado pelo caution a meio da corrida, visto que tinha sido dobrado na fase inicial da prova. Claramente os pilotos mais rápidos nas últimas voltas, Askew e O'Ward terminaram em terceiro e quarto, não conseguindo recuperar tempo suficiente para ameaçar os dois líderes, acabando ainda à frente de Josef Newgarden, que completou o top cinco. 

O campeão não foi o único piloto a ser prejudicado estrategicamente, uma vez que Takuma Sato, que tinha sido o primeiro a realizar a sua paragem inicial, liderou 49 voltas depois da primeira sequência de paragens. O japonês acabou em décimo, enquanto Conor Daly, que fez uma pole position surpreendente, terminou dois lugares à sua frente.

Pagenaud, Dixon e os outros pilotos que não voltaram às boxes depois do recomeço na volta 170 também foram ajudados por um acidente assustador durante o caution, quando Colton Herta embateu na traseira do carro de Rinus VeeKay depois de não se ter apercebido que o recomeço tinha sido abortado. As voltas suplementares em condições de bandeira amarela ajudaram Pagenaud e Dixon a poupar mais combustível, algo que foi determinante para o resultado final.



Top 10
  1. Simon Pagenaud
  2. Scott Dixon
  3. Oliver Askew
  4. Patricio O'Ward 
  5. Josef Newgarden
  6. Alexander Rossi
  7. Jack Harvey
  8. Conor Daly 
  9. Marcus Ericsson
  10. Takuma Sato

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...