Apesar de ter partido em 23º, Simon Pagenaud beneficiou de uma estratégia acertada e de um caution oportuno para dar a primeira vitória do ano à Penske.
Fonte: Twitter/Team Penske |
Nesta altura, Pagenaud ainda não tinha feito a sua segunda paragem e era o líder, tendo aproveitado para parar em condições de bandeiras amarelas, enquanto Josef Newgarden, que tinha liderado 68 voltas, ficou com uma volta de atraso depois de já ter feito a sua segunda visita às boxes antes do caution.
Pagenaud recomeçou a corrida em terceiro, mas ultrapassou rapidamente Oliver Askew e Patricio O'Ward para assumir o primeiro lugar a 73 voltas do fim. Os dois pilotos da Arow McLaren SP também tinham sido beneficiados pelo caution, uma vez que tinham parado antes e já tinham voltado à volta do líder antes do acidente de Power. No entanto, os dois jovens pilotos tinham pneus em piores condições do que Pagenaud e tiveram de parar mais uma vez, enquanto o piloto francês conseguiu ir até ao fim para vencer pela primeira vez em 2020.
O vencedor da Indy 500 do ano passado ainda teve de aguentar a pressão de Scott Dixon, que terminou em segundo depois de seguir a mesma estratégia de Pagenaud. O piloto da Ganassi foi o mais beneficiado pelo caution a meio da corrida, visto que tinha sido dobrado na fase inicial da prova. Claramente os pilotos mais rápidos nas últimas voltas, Askew e O'Ward terminaram em terceiro e quarto, não conseguindo recuperar tempo suficiente para ameaçar os dois líderes, acabando ainda à frente de Josef Newgarden, que completou o top cinco.
O campeão não foi o único piloto a ser prejudicado estrategicamente, uma vez que Takuma Sato, que tinha sido o primeiro a realizar a sua paragem inicial, liderou 49 voltas depois da primeira sequência de paragens. O japonês acabou em décimo, enquanto Conor Daly, que fez uma pole position surpreendente, terminou dois lugares à sua frente.
Pagenaud, Dixon e os outros pilotos que não voltaram às boxes depois do recomeço na volta 170 também foram ajudados por um acidente assustador durante o caution, quando Colton Herta embateu na traseira do carro de Rinus VeeKay depois de não se ter apercebido que o recomeço tinha sido abortado. As voltas suplementares em condições de bandeira amarela ajudaram Pagenaud e Dixon a poupar mais combustível, algo que foi determinante para o resultado final.
Top 10
- Simon Pagenaud
- Scott Dixon
- Oliver Askew
- Patricio O'Ward
- Josef Newgarden
- Alexander Rossi
- Jack Harvey
- Conor Daly
- Marcus Ericsson
- Takuma Sato
Sem comentários:
Enviar um comentário