NASCAR continua sem treinos e qualificação até ao fim do ano

Os três campeonatos nacionais da NASCAR vão continuar a correr sem treinos e qualificação até ao final da temporada.

Fonte: Twitter/Kansas Speedway
Este formato, que foi introduzido aquando do regresso da NASCAR depois de mais de dois meses sem corridas devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, tem como objetivo limitar o número de pessoas presentes e o tempo em pista das equipas e pilotos, reduzindo assim as hipóteses de contágio.
Os fins de semana de competição vão continuar a seguir este formato até ao final do ano, com o vice-presidente da NASCAR Scott Miller a referir que este modelo tem até tornado as corridas mais competitivas.

No entanto, Miller referiu que os sorteios deverão mudar no início dos playoffs, para assegurar que todos os pilotos que estejam na decisão do título possam estar incluídos no mesmo grupo. Atualmente, a ordem de partida para as provas é decidida por um conjunto de sorteios: um entre os carros (não os pilotos) que ocupam as primeiras 12 posições na classificação do campeonato para saber quem parte nesses lugares para a corrida, e dois outros para o grupo de carros entre a 13ª e a 24ª posição e a 25ª e a 36ª posição, nos mesmos termos que o sorteio anterior.


Desde o recomeço, só houveram duas exceções a esta regra, uma vez que houve uma sessão de qualificação para a Coca-Cola 600 e uma sessão de treinos para a Xfinity Series no traçado convencional de Indianápolis. Esperava-se por isso que existisse pelo menos algum tipo de treino antes das primeiras corridas em que os três campeonatos da NASCAR vão usar o traçado usado pelas 24 Horas de Daytona, mas tal não vai acontecer, naquele que será um dos fins de semana mais aguardados do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...