Tal como era esperado no início da temporada, os rookies do escalão principal da NASCAR têm mostrado que são o futuro da Cup Series.
Fonte: Twitter/RCR |
Se a batalha pelo título de rookie do ano de 2020 já prometia ser a mais interessante dos últimos anos, os desempenhos recentes de pilotos como Cole Custer, Tyler Reddick, Christopher Bell e John Hunter Nemechek têm provado que a classe de 2020 é a mais impressionante desde o início da década de 2000 (em 2000, 2001 e 2002, rookies venceram pelo menos duas corridas por ano). Brennan Poole e Quin Houff são os outros pilotos a competir pelo título de melhor rookie, mas ambos estão ao volante de carros com poucas possibilidades de brilhar e, por isso, não estão incluídos nesta análise.
Apesar de Reddick, Bell e Custer terem dominado a Xfinity Series em 2019 e de Nemechek ter vencido corridas na Truck Series, poucos esperariam que, num plantel tão competitivo e num ano cuja maioria das provas tem sido disputada sem treinos e qualificações, os quatro pilotos tivessem consistentemente dentro dos 15 primeiros e tivessem terminado várias vezes dentro do top dez, com Custer a ter já ganho no Kentucky e Reddick a lutar por um lugar nos playoffs.
Ainda que o piloto da Stewart-Haas já tenha um lugar garantido nos playoffs, Reddick lidera a batalha pelo título com 90 pontos de vantagem sobre Custer, com Christopher Bell e John Hunter Nemechek muito perto do vencedor no Kentucky. No entanto, se Reddick, Bell e Nemechek não se apurarem para os playoffs, Custer iniciará a última fase da época já com o título de rookie do ano garantido, uma vez que o reset pontual que o piloto do #41 irá sofrer vai colocá-lo com uma enorme vantagem sobre todos os outros rookies.
Tyler Reddick (17º no campeonato; a 10 pontos de um lugar nos playoffs)
Fonte: Twitter/RCR |
O bicampeão da Xfinity Series tem sido, sem qualquer dúvida, o melhor dos estreantes em 2020. Apesar de terem existido algumas dúvidas sobre se Reddick conseguiria transferir o seu estilo agressivo para as corridas mais longas da Cup Series, o piloto da RCR tem provado que é uma das futuras estrelas da NASCAR, terminando várias vezes à frente de Austin Dillon, o seu colega de equipa bem mais experiente. Reddick já acabou no top dez em seis ocasiões, incluindo um segundo lugar no Texas e um incrível quarto em Homestead, obtido em velocidade pura. Mesmo com as vitórias surpreendentes de Custer e Dillon, Reddick encontra-se a apenas dez pontos dos playoffs, lutando com pilotos bem mais experientes e com equipamento superior ao seu.
Vitórias: 0
Corridas no top cinco: 2
Corridas no top dez: 6
Cole Custer (Já apurado para os playoffs)
Fonte: Twitter/Kentucky Speedway |
Depois de um início de temporada frustrante, que incluiu apenas um resultado dentro do top dez nas primeiras 15 corridas, a época de Custer mudou completamente em Indianápolis, com o piloto da Stewart-Haas a acabar em quinto na Brickyard 400 e depois a vencer no Kentucky, num recomeço em overtime em que ultrapassou pilotos como Kevin Harvick e Martin Truex Jr. Apesar de Custer ter vindo a subir bastante na classificação por pontos nas últimas semanas, seria praticamente impossível ter chegado aos playoffs sem a vitória no Kentucky, uma vez que Custer é apenas o 19º piloto com mais pontos (enquanto Reddick é o 15º).
Vitórias: 1
Corridas no top cinco: 2
Corridas no top dez: 4
Christopher Bell (23º no campeonato; a 113 pontos de um lugar nos playoffs)
Fonte: Twitter/Leavine Family Racing |
Vencedor de 16 corridas na Xfinity Series em menos de dois anos e meio, Bell chegou ao escalão principal da NASCAR como um dos talentos mais promissores dos últimos tempos. No entanto, o piloto da Leavine Family Racing teve o começo mais difícil de todos os estreantes, tendo terminado dentro do top 20 pela primeira vez apenas na segunda corrida de Darlington. Contudo, Bell tem vindo a melhorar significativamente (apesar de ser constantemente prejudicado pelos sorteios que decidem a ordem de partida), tendo registado já cinco resultados dentro dos dez primeiros, com o grande destaque a ser o quarto lugar na primeira prova em Pocono.
Vitórias: 0
Corridas no top cinco: 1
Coridas no top dez: 5
John Hunter Nemechek (24º no campeonato; a 127 pontos de um lugar nos playoffs)
Fonte: Twitter/Front Row Motorsports |
Depois de ter pilotado para a Front Row Motorsports nas três últimas corridas de 2019 ao substituir Matt Tifft na equipa, Nemechek continua a impressionar, levando o #38 a lugares onde não costuma estar. Apesar de já ter sido o protagonista de alguns cautions, Nemechek tem tido um excelente ano de estreia, estando a menos de 20 pontos do seu colega de equipa Michael McDowell, que tem muito mais experiência na Cup Series. O filho de Joe Nemechek já terminou no top dez duas vezes, com as suas melhores prestações do ano a serem o oitavo lugar em Talladega e o nono na primeira corrida em Darlington.
Vitórias: 0
Corridas no top cinco: 0
Corridas no top dez: 2
Classificação do campeonato dos rookies
- Tyler Reddick 442 pontos
- Cole Custer (-90)
- Christopher Bell (-103)
- John Hunter Nemechek (-117)
- Brennan Poole (-306)
- Quin Houff (-341)
Sem comentários:
Enviar um comentário