5 momentos memoráveis antes da 700ª corrida de Kevin Harvick na Cup Series

Kevin Harvick vai tornar-se no segundo piloto a chegar à marca das 700 corridas na Cup Series em 2020.

Fonte: Twitter/Stewart-Haas Racing
Duas semanas depois de Kurt Busch ter celebrado a mesma efeméride, Harvick vai iniciar a sua 700ª corrida na Cup Series este fim de semana no Texas, proporcionando a oportunidade ideal para refletir nos melhores momentos de uma carreira cheia de sucesso.

Apesar de ter mostrado imediatamente o seu talento na sua temporada de estreia com a RCR, Harvick nunca teve o equipamento que lhe permitiu lutar consistentemente pelo título na equipa, oscilando entre épocas em que lutava regularmente pelos triunfos e anos em que terminava fora do top dez no campeonato. Tudo mudou desde que Harvick se juntou à Stewart-Haas Racing em 2014, passando a ser uma presença constante nos lugares da frente.

Na sua 20ª temporada na Cup Series, Harvick conta com um título no escalão principal, obtido no seu primeiro ano com a equipa liderada por Tony Stewart e Gene Haas, e 53 triunfos (23 com a RCR e 30 com a Stewart-Haas), tendo chegado ao "Championship 4"por cinco vezes. Para além disso, Harvick tem dois títulos da Xfinity Series (em 2001 e 2006) e 14 vitórias na Truck Series. Um dos melhores pilotos da história da NASCAR, Harvick tem contrato com a SHR até 2023 e não dá sinais de abrandar, tendo vencido já por quatro vezes em 2020. 

Atlanta 2001: Primeira vitória com contornos épicos



Numa das corridas mais famosas da história da NASCAR, Harvick aguentou a pressão de Jeff Gordon para estrear-se a vencer na Cup Series. No entanto, a sua primeira vitória atinge contornos épicos quando as circunstâncias que a rodeiam são tidas em conta. Afinal, Harvick deveria ter realizado apenas um programa parcial em 2001, mas a morte trágica de Dale Earnhardt obrigou Richard Childress a antecipar a estreia de Harvick, colocando-o no mesmo carro do heptacampeão da Cup Series, cujo número e decoração mudaram para prestar homenagem a Earnhardt, famoso pelo seu Chevrolet #3 pintado de preto. Apenas na sua terceira corrida na Cup Series, Harvick bateu Gordon por apenas 0.006 segundos, honrando Earnhardt enquanto celebrava dentro do #29.

Daytona 500 2007: Única vitória na Daytona 500 num duelo incrível com Mark Martin



Numa das melhores edições da história das 500 Milhas de Daytona, Harvick foi o protagonista de um final absolutamente incrível. Depois de ter partido em 34º, o piloto da RCR estava na quinta posição a meio da última volta, numa corrida que parecia estar entregue a Mark Martin, naquele que teria sido o maior triunfo da sua carreira. Contudo, Harvick tinha outras ideias e, com a ajuda de Matt Kenseth, ultrapassou vários carros pelo lado de fora na reta interior, antes de ultrapassar Martin na reta da meta, derrotando o veterano da Ginn Racing por apenas 0.020 segundos, enquanto vários carros se despistavam ao chegar à bandeira de xadrez.

Talladega 2010: Primeira vitória em mais de três anos



Numa estatística verdadeiramente incrível tendo em conta o seu sucesso recente, Harvick não ganhou nenhuma corrida a marcar pontos para o campeonato durante mais de três anos, tendo quebrado esse jejum em Talladega em 2010. Mais uma vez, Harvick venceu uma corrida emocionante, que teve 88 mudanças de líder. Depois de passar a última volta sempre junto a Jamie McMurray, Harvick ultrapassou o piloto da Earnhardt-Ganassi na reta da meta para vencer pela primeira vez em 2010.

Homestead 2014: Finalmente campeão na Cup Series



Treze anos depois da sua primeira temporada no escalão principal da NASCAR, Harvick obteve finalmente o seu primeiro título em 2014, na sua primeira época com a Stewart-Haas. Num ano em que venceu em cinco ocasiões, Harvick chegou a Homestead como um dos quatro pilotos do "Championship 4", no primeiro ano deste sistema de eliminação nos playoffs. Depois de ter liderado uma parte da corrida na fase inicial, o piloto da Stewart-Haas assumiu a primeira posição pela última vez a oito voltas do fim, aguentando depois a pressão de Ryan Newman (que também podia ser campeão) num recomeço perto do fim para vencer e sagrar-se campeão.

Darlington 2020: 50ª vitória no dia do regresso da NASCAR


Harvick assegurou que o seu nome iria ficar na história ao vencer a primeira corrida da NASCAR desde a interrupção de mais de dois meses devido à pandemia de Covid-19. O piloto da Stewart-Haas liderou mais de metade da corrida, dominando o último segmento. Com a vitória em Darlington, Harvick tornou-se apenas no 14º piloto a vencer pelo menos 50 corridas na Cup Series, tendo depois ganho em Atlanta, Pocono e Indianápolis. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...