Uma das corridas mais importantes do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis têm um formato de qualificação diferente de todas as outras provas da IndyCar.
Fonte: Twitter/Team Penske Ao contrário das outras provas em circuitos ovais do campeonato, a Indy 500 tem o seu próprio formato de qualificação, num processo dividido em dois dias, com todo o fim de semana anterior à prova a ser dedicado à definição da ordem de partida. Num ano verdadeiramente atípico, em que a corrida vai ser disputada pela primeira vez em agosto, o formato de qualificação não sofreu grandes alterações, com o único destaque a ser a ausência de um bump day, visto que todos os 33 inscritos têm o seu lugar garantido na corrida do próximo domingo. |
Mesmo assim, a qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis continua a ser dividida em duas fases:
- Sábado: definição das posições 10-33 na grelha
- Domingo: definição das três primeiras linhas
Sábado
Todos os pilotos irão fazer pelo menos uma tentativa de qualificação, que consiste na média de quatro voltas disputadas à pista. Depois de todos terem feito pelo menos uma tentativa, cada piloto poderá melhorar o seu tempo até ao fim das seis horas da sessão de sábado. No entanto, aqueles que quiserem voltar à pista terão de escolher entre a normal lane e a fast lane.
Os que se colocarem na fast lane terão prioridade em relação aos outros, mas terão de descartar a média alcançada anteriormente. Os que escolherem a normal lane terão de esperar que a outra fila fique vazia, mas não correm o risco de perder os tempos que já realizaram. No final do dia, os pilotos que estiverem entre o 10º e o 33º lugar garantem que serão essas as posições em que vão começar a corrida.
Domingo
Sem bump day, só os nove primeiros na sessão de sábado é que estão presentes na sessão de domingo. Cada piloto tem uma tentativa para marcar o seu tempo definitivo na qualificação, com os pilotos a saírem para a pista na ordem inversa às posições do dia anterior (o nono no sábado é o primeiro a marcar o seu tempo e o primeiro no dia anterior o último). O mais rápido irá partir da pole para a 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, com as restantes posições das três primeiras linhas a serem definidas pela ordem dos tempos de domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário