A apenas quatro corridas do início dos playoffs, a luta pelo apuramento está a ficar cada vez mais intensa, com quatro pilotos a lutar por apenas um lugar.
Fonte: Twitter/Hendrick Motorsports |
À medida que as épocas regulares da Cup Series aproximam-se do fim, o grande motivo de interesse nas corridas do final do verão passa sempre a ser a batalha para garantir o apuramento para os playoffs. No entanto, em 2020, a batalha pelo último lugar que garante o acesso aos playoffs promete ser uma das mais intensas desde a introdução deste formato.
Tal deve-se às vitórias surpreendentes de Cole Custer no Kentucky e de Austin Dillon no Texas, que revolucionaram a classificação do campeonato, uma vez que ambos se encontram fora dos 16 pilotos com mais pontos. No entanto, ao garantirem a sua presença nos playoffs com estes triunfos improváveis, Custer e Dillon colocaram pilotos que em circunstâncias normais não teriam problemas em qualificar-se numa situação muito difícil.
Fonte: Twitter/ NASCAR on NBC |
Como é possível ver na classificação apresentada em cima, os dez pilotos que já venceram pelo menos uma corrida têm um lugar garantido nos playoffs, enquanto Aric Almirola, Kyle e Kurt Busch precisariam de uma catástrofe para não se qualificarem. Clint Bowyer e Matt DiBenedetto estão longe de estar confortáveis com uma situação pontual tão precária (especialmente com uma corrida num traçado convencional e outra numa superspeedway ainda por realizar), mas William Byron é aquele que tem o maior alvo nas suas costas.
O piloto da Hendrick, que neste momento ocupa o último lugar de acesso aos playoffs, tem apenas 26 pontos de vantagem para Erik Jones e para Jimmie Johnson. Apesar de os dois jovens pilotos poderem queixar-se de algum azar, parece incrível como o heptacampeão da Cup Series se encontra nesta posição tendo em conta o excelente andamento que demonstrou na fase inicial da temporada. No entanto, Johnson parece estar a ser perseguido pelo azar na sua última época, uma vez que a desqualificação na Coca-Cola 600 (onde tinha acabado em segundo) e a ausência na Brickyard 400 a seguir ao seu teste positivo à Covid-19 tiveram uma enorme influência na sua situação pontual.
Contudo, Jones e Johnson não são os únicos pilotos à porta de um lugar nos playoffs, visto que Tyler Reddick está apenas a 36 pontos de Byron. O piloto da RCR tem tido uma época de estreia na Cup Series impressionante e, apesar de duas corridas difíceis no Michigan, está ainda na luta pelo acesso aos playoffs, mesmo com equipamento inferior ao dos outros três pilotos.
Como se a pouca diferença pontual entre os quatro não fosse suficiente, as últimas quatro corridas prometem ser muito imprevisíveis, com a primeira corrida no traçado convencional em Daytona a ser seguida por uma jornada dupla em Dover (onde Jimmie Johnson já ganhou por 11 vezes) e por uma prova na oval de Daytona (conhecida por ser o palco de triunfos improváveis). Ou seja, existe ainda a possibilidade de um vencedor inesperado voltar a transformar a classificação.
Sem comentários:
Enviar um comentário