Kevin Harvick garantiu o apuramento para a segunda ronda dos playoffs ao vencer a Southern 500, depois de um toque de Martin Truex Jr em Chase Elliott a 15 voltas do fim.
Fonte: Twitter/Stewart-Haas Racing |
Truex, que tinha ganho o primeiro e o segundo segmento, liderou 196 das 367 voltas e estava numa excelente posição para vencer, antes de um caution a 46 voltas do fim ter colocado o piloto da Joe Gibbs Racing atrás de Chase Elliott. O piloto da Hendrick, que tinha partido da pole, optou por parar mais cedo (e por mais uma vez, se não houvessem cautions) do que os três primeiros nas últimas 90 voltas da corrida, assumindo a primeira posição sabendo que teria de ceder a liderança quando tivesse de voltar a parar, mas o caution mencionado em cima fez com que todos os outros que não teriam de vir às boxes parassem novamente, uma vez que iriam ter muitas dificuldades numa pista conhecida por provocar elevado desgaste de pneus.
Elliott e Truex partilharam a primeira linha no último recomeço, com o campeão de 2017 sempre na traseira de Elliott nas voltas seguintes. A 15 voltas do fim, Truex fez a sua primeira tentativa de ultrapassagem, mas não conseguiu evitar um toque no piloto da Hendrick ao passar para a sua frente, com ambos os carros a embater com violência no muro. O toque obrigou Truex a parar e Elliott a abrandar para conseguir chegar ao fim, abrindo a porta a Kevin Harvick, que aguentou a pressão de um surpreendente Austin Dillon nas últimas voltas para obter o seu oitavo triunfo do ano e o seu segundo em Darlington em 2020, garantindo a sua passagem à próxima ronda dos playoffs.
Harvick e Dillon, que tinham ganho muitas posições antes do último recomeço ao seguir a mesma estratégia de Chase Elliott, terminaram à frente de Joey Logano, Erik Jones, William Byron e Alex Bowman. Kyle Busch, que esteve em segundo durante a maioria da última fase, acabou em sétimo, à frente do seu irmão Kurt, Aric Almirola e Clint Bowyer. Chase Elliott terminou em 20º e Truex em 22º.
No entanto, os pilotos nos playoffs mais prejudicados em Darlington foram Matt DiBenedetto e Ryan Blaney. Enquanto DiBenedetto acabou apenas em 21º numa noite em que esteve várias vezes a uma volta do líder, Blaney recebeu uma penalização de 10 pontos antes da corrida por uma infração por parte da sua equipa. A noite do piloto da Penske foi de mal a pior quando teve de parar no recomeço do segundo segmento com um furo, terminando em 24º, o que faz com que chegue a Richmond a 17 pontos de Clint Bowyer, que ocupa o último lugar de acesso à próxima ronda.
Top 10
- Kevin Harvick
- Austin Dillon
- Joey Logano
- Erik Jones
- William Byron
- Alex Bowman
- Kyle Busch
- Kurt Busch
- Aric Almirola
- Clint Bowyer
Sem comentários:
Enviar um comentário