Antevisão dos playoffs da Cup Series: calendário, formato e classificação antes de Darlington

Apesar de uma interrupção de mais de dois meses, os playoffs da Cup Series vão começar na data inicialmente prevista.

Fonte: Twitter/NASCAR

Calendário

Pela primeira vez na história dos playoffs, a Southern 500 marca o início da fase final da época, naquela que é apenas a segunda vez que Darlington recebe uma corrida que conta para a decisão do título (em 2004, a pista da Carolina do Sul recebeu a penúltima prova do ano). No entanto, a Southern 500 não é a única novidade nos playoffs deste ano, uma vez que, para além de a última prova ter mudado de Homestead para Phoenix, Bristol passa a receber a última corrida da primeira ronda, Las Vegas passa a ser a primeira prova da segunda ronda, a ROVAL de Charlotte torna-se na última corrida da Round of 12 e a prova no Kansas faz agora parte da Round of 8.

Round of 16:
Darlington
Richmond
Bristol

Round of 12:
Las Vegas
Talladega
ROVAL de Charlotte

Round of 8
Kansas
Texas
Martinsville

Championship 4
Phoenix

Formato

Tal como nos últimos anos, as últimas dez corridas são divididas em quatro rondas: Round of 16, Round of 12, Round of 8 e Championship 4. As três primeiras rondas são compostas por três corridas e, em cada uma dessas rondas, são eliminados quatro pilotos. Depois dessas três rondas, quatro pilotos irão lutar pelo título em Phoenix, onde o melhor colocado desses quatro na corrida será o campeão de 2020.

Em cada uma das três primeiras rondas, os quatro pilotos eliminados são aqueles que tiverem menos pontos no final das três corridas. No entanto, uma vitória de um dos pilotos que ainda não tenha sido eliminado numa dessas três corridas garante automaticamente a passagem à próxima ronda. Ou seja, se, por exemplo, na Round of 16, um dos pilotos vencer uma das três corridas, está logo apurado para a fase seguinte, mesmo se terminar a ronda com menos pontos do que os 12 primeiros.

Depois de uma luta muito intensa, o plantel dos playoffs de 2020 ficou definido em Daytona, com os 16 pilotos a chegarem a Darlington com a sua ordem no campeonato ligeiramente alterada. Os pilotos apurados para os playoffs viram as suas pontuações ajustadas, tendo todos ficado com um valor base de 2000 pontos. No entanto, os pontos de playoff conquistados durante a época regular foram adicionados a esse valor base. Estes (e os conquistados nas próximas três rondas) continuarão a ser adicionados ao total nas rondas seguintes quando os pontos voltarem a ser reajustados a outro valor base.

Para além disso, os dez primeiros da época regular tiveram um bónus de 15-10-8-7-6-5-4-3-2-1 pontos de playoff de acordo com a sua posição, que também irão ser adicionados ao total nos reajustes das rondas seguintes.

Classificação antes de Darlington


Fonte: Twitter/NASCAR on NBC

Como é possível ver na imagem em cima, a superioridade de Kevin Harvick e de Denny Hamlin ao longo da época regular foi traduzida numa boa vantagem pontual em relação aos outros pilotos e nenhum dos dois deverá ter muitas dificuldades em avançar das primeiras rondas. Os únicos outros pilotos com duas ou mais vitórias em 2020, Brad Keselowski, Joey Logano e Chase Elliott entram nos playoffs separados por apenas nove pontos e com aspirações ao título, tal como Martin Truex Jr e Ryan Blaney, que, apesar de terem demonstrado um excelente andamento durante as primeiras 26 corridas do ano, tiveram alguma dificuldade em converter as suas prestações em pontos de playoff.

No entanto, o grande motivo de destaque antes do início dos playoffs é a má temporada de Kyle Busch, que inicia a fase final da época apenas na 14ª posição devido à sua dificuldade em estar na luta pelos triunfos. Apesar de ter vindo a mostrar cada vez mais consistência e de se ter aproximado dos lugares cimeiros nas últimas semanas, o mais novo dos irmãos Busch entra nos playoffs com muito poucos pontos de bónus pela primeira vez desde a introdução deste formato, algo que pode ser fatal para as suas aspirações de revalidar o título.

Apesar de terem ganho no Texas e no Kentucky, Austin Dillon e Cole Custer terão grandes dificuldades em passar da primeira ronda, uma vez que pilotos como Kurt Busch, Clint Bowyer, Matt DiBenedetto e Aric Almirola provaram que são muito mais consistentes ao longo de várias provas, com o piloto do #10 a ser provavelmente o maior candidato a surpreender nos playoffs, sobretudo se conseguir recuperar a forma do início do verão. William Byron e Alex Bowman, os outros pilotos que venceram corridas este ano, também podem desempenhar o mesmo papel.

Contudo, marcar bastantes pontos e evitar problemas e acidentes nas próximas três corridas tem de ser a prioridade para estes pilotos, uma vez que há apenas nove pontos de diferença entre Bowman (que começa os playoffs em oitavo) e DiBenedetto (o único que inicia a fase final da época sem pontos de bónus).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Will Power ganha em Indianápolis para obter a sua primeira vitória do ano

Will Power estreou-se finalmente a vencer em 2021, liderando 56 das 85 voltas na segunda corrida do ano no traçado convencional de Indianápo...